HomeNotíciasTesouro Direto: Por que investir?

Tesouro Direto: Por que investir?

As razões para investir no Tesouro Direto são inúmeras. Para quem busca um investimento seguro e com garantia de retorno, essa é uma opção muito interessante. Os principais motivos para iniciar um investimento no Tesouro Direto são: facilidade, acessibilidade e total segurança. Sendo assim, entenda mais sobre este tipo de investimento. 

O que é Tesouro Direto?

Se você está começando no ramo de investimentos, é sempre importante ter o máximo de informações possíveis para que você possa prosperar em suas finanças. Em primeiro lugar, é necessário entender o que é o Tesouro Direto. 

Este é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas. Como citado anteriormente, a acessibilidade e flexibilidade são diferenciais deste investimento, podendo ser totalmente online, sem necessidade de qualquer processo burocrático.  Sendo assim, você pode iniciar seus investimentos no Tesouro Direto com o valor de R$30. 

O que é um título?

Um título é um título negociável assimilado a um instrumento de dívida negociável. Pode parecer um pouco complexo, mas você entenderá. É o reverso de uma ação que é um título de propriedade. Obviamente, ao comprar títulos, você se tornará o credor da pessoa que os emitiu (a empresa). Você dá um empréstimo a uma espécie de negócio.

Como funciona?

omo bancos e empresas, o Governo Federal também vende títulos para arrecadar valores para serem investidos na saúde, educação, segurança, entre outros fatores sociais. Estes títulos podem ser comprados tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas. Sendo assim, é um investimento de títulos públicos federais. 

Logo, é possível perceber três vantagens muito nítidas e favoráveis para este procedimento: 

  • Segurança: o Governo Federal garante o recebimento na data onde foi acordado previamente no momento da aplicação do investimento.
  • Liquidez: o próprio Tesouro Nacional recompra os títulos diariamente, garantindo uma rentabilidade estável. 
  • Rentabilidade: Sem dúvidas, maior do que a poupança. Os títulos de investimento no Tesouro Direto sempre estão entre os mais recomendados por investidores experientes.

As formas e tipos de investimentos no Tesouro Direto 

Você terá à sua disposição algumas alternativas de investimentos. Vale lembrar que suas taxas variam. Porém, você terá todas as informações necessárias para que possa selecionar a que mais se adequa às suas necessidades. 

Tesouro Prefixado

Este modelo é muito recomendável se você está iniciando no ramo. Isto em razão da volatilidade do mercado. No Tesouro Prefixado, você sabe o valor exato da rentabilidade do seu título comprado. Sendo assim, é uma ótima opção de início caso você tenha pouca ou nenhuma experiência no mercado. 

Tesouro Selic (pós-fixado)

Sem dúvidas, o Tesouro Selic é ideal para investimentos de curto prazo. Isto porque sua rentabilidade varia conforme o Selic. Ou seja, você não sabe o valor exato e sua liquidez. Contudo, é um título muito buscado pelas diferentes faixas de investidores no mercado. 

Tesouro IPCA+(híbrido)

Ideal para investimentos de longo prazo. Se você quer projetar sua vida financeira para seu futuro, este título segue a variação do IPCA (índice de Preços ao Consumidor Amplo), além de uma taxa prefixada. Sendo assim, é uma opção viável para quem busca maiores pretensões dentro do mercado de investimentos. 

Qual a diferença entre títulos e ações?

Ações são títulos de propriedade de uma empresa e sua posse confere direitos à empresa que emite esses títulos. Se decidir adquirir ações de uma empresa, irá adquirir o estatuto de sócio/acionista e como tal poderá participar na vida da empresa (comparecer às assembleias gerais, responder aos pedidos da equipe de gestão para estudos de mercado, etc).

Títulos são títulos de dívida que as empresas podem emitir. São representativos de uma dívida financeira e funcionam relativamente como um empréstimo bancário clássico concedido ao organismo emissor. Embora você possa participar da vida da empresa, os direitos inerentes a ela são principalmente financeiros.

Como investir no Tesouro Direto?

Tendo como base as informações sobre o Tesouro Direto, veja como investir seu dinheiro e realizar a compra de um título. 

Em primeiro lugar, você deve acessar o site oficial do Tesouro Direto. Em seguida, você pode realizar simulações em relação às suas intenções de investimentos. Feito isso, inicie o processo de criar uma conta. Você deve fornecer e-mail e senha para entrar no portal. 

O próximo passo é escolher uma corretora. Você deve procurar aquela que possui autorização para lidar com este tipo de investimento de títulos do Governo Federal e que seja unicamente especializada nesta área.

Feito isso, você deve transferir um valor mínimo de R$30 ou mais para sua conta criada. Você pode realizar a transação via DOC, TED ou transferência bancária. 

Na sequência, você deve escolher o título a ser investido. No próprio site do Tesouro Direto você encontra informações mais detalhadas a respeito de cada um deles. Leia com atenção e tenha cautela nesta escolha. Se ainda tem dúvidas, o ideal é buscar mais conhecimento em relação ao Tesouro Direto e como proceder para escolher um título. 

Se você já está pronto para investir, agora é só iniciar e acompanhar seus rendimentos diretamente pelo site ou app. Lembrando que no momento do cadastro é necessário informar seus dados bancários para que seu lucro possa ser depositado corretamente. 

Conclusão

Investir no Tesouro Direto é, sem dúvidas, uma ótima opção dentro do mercado. Contudo, é importante tomar certos cuidados para ter certeza do motivo de estar investindo. 

Há uma série de perguntas que precisam ser respondidas antes de começar a investir. Tais como: quais serão as minhas necessidades futuras? Em quanto tempo terei que me aposentar? Estou tentando criar uma renda que possa me proteger no caso de um imprevisto? Eu quero mandar meus filhos para a universidade? E em qual universidade?

Todas essas perguntas servem para identificar o horizonte de tempo de investimento: um primeiro passo para identificar as ferramentas (ou portfólio) mais adequadas para atingir seu objetivo. 

A segunda etapa será tentar descobrir quanto reservar e com que frequência, obviamente começando pela sua situação atual. Lembrando que em geral é melhor proceder gradativamente. Com um objetivo bem definido, torna-se mais fácil maximizar a eficácia da gestão do seu dinheiro.

 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...