HomeNotíciasTED ou DOC? Qual é a melhor opção?

TED ou DOC? Qual é a melhor opção?

Existem muitas modalidades de transferências bancárias e entre estas estão TED ou DOC. Sem dúvidas, é motivo de muita confusão para quem não está habituado aos métodos que cada banco utiliza. Sendo assim, veja a diferença entre TED ou DOC e qual é o mais vantajoso para você!

A transferência bancária conecta um emissor, cuja conta é debitada, e um beneficiário, cuja conta é creditada. Se as contas estiverem domiciliadas no mesmo banco, a transferência é gratuita. Caso contrário, podem ser cobradas taxas.

Geralmente é feita uma distinção entre transferências internas e externas:

A transferência interna é feita dentro do mesmo banco, quer se trate de contas do mesmo utilizador ou de um terceiro (cônjuge, filhos, etc.) domiciliado no mesmo banco.

A transferência externa é feita para uma conta domiciliada em outro banco. Seja interna ou externa, a transferência pode ser pontual ou permanente, por exemplo quando se trata do pagamento de uma parcela mensal: aluguel, pacote de Internet, etc.

Definição de TED e DOC

É possível definir estas duas modalidades de transferências como formas de realizar o envio de valores entre contas de bancos diferentes, independente de ser o mesmo titular ou não. Desta forma, é possível compreender quais as utilidades de cada um. 

Para transferências entre o mesmo banco, será solicitado número de conta e agência, sem taxas entre essas transferências. 

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) e o TED (Transferência Eletrônica Disponível) são modalidades para transferências entre bancos diferentes. Neste caso, há uma taxa para realizar o envio de recursos financeiros entre diferentes instituições. Sendo assim, é necessário verificar a tabela de valores fornecidas pelo seu banco para não ter “surpresas” em débitos inesperados na sua conta bancária.  Estas informações são, no geral, fornecidas no site das instituições ou nas próprias agências. 

Valores e limites

A principal diferença entre TED ou DOC são os valores possíveis para esta transferência. Utilizando a modalidade DOC, é possível transferir valores inferiores a R$5 mil, ao passo que a TED não possui limites de valor de recursos

Sendo assim, quando realizado DOC, o recurso transferido chega na conta do destinatário no próximo dia útil, dentro de um prazo de 24 horas. É importante ressaltar que é necessário verificar os dados do destinatário para que não haja erros e mais tempo para aguardar nesta modalidade. 

Utilizando a modalidade TED, o recurso fica disponível em no máximo 30 minutos. Em alguns bancos, o envio é imediato. Isto soa bastante positivo, porém é preciso entender o motivo destas diferenças de tempo e valores. Naturalmente, não poderia ser tão simples assim, pois, afinal, todos usariam apenas a TED. 

Como escolher entre TED ou DOC?

Em primeiro lugar, você deve estar atento à sua necessidade. Você tem urgência na transferência deste valor? Precisa pagar alguma dívida e está no último dia de vencimento? São várias as perguntas que podem surgir na hora da escolha entre as modalidades citadas. 

Caso você ou o recebedor do recurso tenha urgência em ter o valor em mãos, a TED é o mais recomendado. Caso não haja esta urgência, o DOC é preferencial. 

Afinal, qual a diferença? 

Como vimos, existem as diferenças das suas necessidades para estas transferências bancárias. A grande diferença entre estas modalidades é o preço das taxas. Em geral, a TED costuma ser mais cara do que a DOC. O motivo é a velocidade da transação, enquanto no DOC o banco tem mais tempo de processamento, a TED é quase imediata. Sendo assim, o tempo de trabalho para a instituição financeira difere e isso recai no bolso do cliente. 

Outro fator que deve ser lembrado é que conforme seu banco, sua conta corrente pode ter um limite de quantidade de TED ou DOC, assim como a possibilidade de isenção das taxas. Para verificar estas informações, consulte diretamente com seu banco.

Conclusão

A transferência elimina a necessidade de métodos de pagamento como cartões bancários, cheques ou até mesmo dinheiro. Existem vários tipos, formas e destinos de transferências bancárias, assim como o TED ou DOC. 

Uma transferência bancária é necessariamente uma transferência interna ou externa em seu tipo. 

Para que uma transferência de dinheiro entre duas contas seja considerada uma transferência interna, ela deve atender a duas condições:

  • Que ambas as contas pertencem à mesma pessoa
  • Que as duas contas estão domiciliadas no mesmo banco

Todas as transferências que não são transferências internas são, por definição, transferências externas. Trata-se, portanto , de transferências bancárias entre duas pessoas diferentes ou entre a mesma pessoa, mas por meio de duas organizações bancárias diferentes.

Se tomarmos o exemplo anterior, para uma pessoa com uma conta à ordem no banco A e uma conta poupança no banco B, uma transferência do banco A para o banco B será considerada como uma transferência externa.

Sendo assim, você necessita verificar suas necessidades, urgências e entrar em contato com o banco para definir qual método utilizar: TED ou DOC. 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...