A taxa de juros em 2022 mais conhecida como a Selic é a taxa base que todos acompanham no Brasil. Através dela, é possível compreender o que acarreta com os investimentos.
Por esta razão, é fundamental saber olhar para a Taxa Selic e identificar possíveis perspectivas altas e baixas que estão por vir. Pois ela irá impactar as rendas fixas e variáveis do mercado financeiro.
É possível saber a taxa de juros em 2022?
No mercado financeiro é sempre possível fazer previsões do que pode acontecer com as taxas de juros. Mas, não é possível afirmar com toda a certeza o que pode acontecer com o juros em 2022, pois ela é muito variável, principalmente a Selic, que muda constantemente e é definida pelo COPOM.
O Comitê de Política Monetária (COPOM) é regido pela economia do país. Portanto, a taxa de juros dependerá de como o Brasil está economicamente, segundo a inflação, a taxa do real para o dólar e o Produto Interno Bruto (PIB).
Previsão: Uma forma de saber onde a taxa pode chegar
Como dito anteriormente, não é possível saber com certeza até onde pode chegar a taxa de juros em 2022. Mas, é possível fazer previsões através de:
- Boletim Focus;
- Relatório semanal do Banco Central;
- Projeções de juros de instituições financeiras.
Em 2021, trouxe que em 2022 a Selic iria chegar a 2 dígitos, e de fato alcançou e hoje está em 12,75%. Mas, há diversos fatores que podem ser analisados como resultado da elevação ou baixa de juros em 2022 que veremos a seguir.
O que pode elevar ou baixar o juros?
Existem diferentes fatores que podem ser observados quando a taxa de juros sobe ou cai. Veja abaixo alguns deles:
- Elevação da taxa:
- Inflação descontrolada;
- Eleições presidenciais;
- Elevação da taxa do câmbio em relação ao dólar;
- Estouro dos gastos provisionados pelo governo;
- Redução da taxa
- Inflação controlada;
- Baixa do câmbio em relação do real x dólar;
- Baixa dos riscos das eleições presidenciais em 2022;
- Controle dos gastos governamentais mantidos abaixo do teto.
Entendendo a situação que o país se encontra em relação aos pontos citados acima, é possível fazer uma previsão se as taxas de juros de 2022 vão subir ou cair.
Os melhores investimentos para aproveitar a taxa de juros em 2022
Os investidores mais experientes já conseguem fazer previsões em 2023 vai se manter elevada. Portanto, é preciso saber investir nos melhores lugares, mesmo a Taxa Selic estando elevada, veja abaixo:
- Renda fixa: Esse tipo de ativo depende exclusivamente da Taxa Selic. Portanto, garantir a sua participação no Tesouro Direto e CDBs é essencial;
- Renda variável: Nesta renda é preciso ter um cuidado um pouco maior em seu investimento, pois as ações costumam cair. Mas existem investimentos que lucram com a alta da Selic, como as seguradoras e instituições financeiras.
Então, não deixe de investir na renda fixa, mas aproveite também as baixas das ações para garantir as suas cotas, pois a longo prazo a Selic pode baixar e os juros das ações aumentarem e consequentemente o seu investimento será ainda mais rentável.
Os juros em 2022 estão em alta, mas é fundamental estar atento e de olho nas previsões e atualizações do COPOM e Boletim Focus. Sabendo analisar as variáveis que estão nesse artigo, você conseguirá compreender as variações dos juros no Brasil.