Nos primeiros dias da pandemia, quando os compradores dos EUA começaram a comprar bicicletas elétricas a preços sem precedentes, a Startup de bicicletas elétricas Cowboy viu uma oportunidade.
Antes disso, diz o cofundador e diretor executivo da empresa, Adrien Roose, a Cowboy via os EUA como um retrocesso, onde as vendas per capita eram inferiores às da Europa.
O boom convenceu Roose a entrar e, em setembro, a Cowboy começou a receber pedidos de clientes americanos.
“Tem sido um mercado bastante pequeno historicamente”, diz Roose, “mas parece que está mudando muito rapidamente”.
Manter esse impulso é um passo importante para reduzir as emissões de carbono, pois as e-bikes oferecem uma alternativa aos veículos com motor de combustão que é muitas vezes mais eficiente que os carros elétricos.
Como muitos de seus concorrentes em um mercado cada vez mais concorrido, a Cowboy vende suas e-bikes diretamente aos consumidores.
A empresa tem uma loja física em Bruxelas e uma em Berlim, mas nenhuma fora da Europa.
Das mais de 25.000 unidades vendidas até agora, a maioria foi online.
O modelo de vendas de baixo custo tornou relativamente fácil entrar no mercado americano. A única propriedade que a empresa comprou foi o endereço da web “cowboy.com”, que anteriormente pertencia a um fórum para cowboys reais.
Mas sem lojas, o Cowboy enfrentou um problema complicado: como você leva bicicletas para os clientes que querem experimentar antes de comprar?
“A maioria dos nossos novos clientes nunca experimentou uma e-bike antes”, diz Roose, “Eles nunca ouviram o nome Cowboy, nunca viram nossos produtos nas ruas. Você pode pesquisar bastante online, mas não é a mesma coisa que tocar e sentir.”
Para tornar esse contato possível, a Cowboy lançou recentemente um serviço de teste sob demanda em dez cidades, incluindo Nova York, Los Angeles, São Francisco e Seattle.
A Startup de bicicletas elétricas chama sua equipe itinerante de vendedores de “embaixadores”. Joe Hanan, um ex-correio de bicicleta de 40 anos, é um dos 22 nos EUA e o único na cidade de Nova York.