HomeNotíciasRenda passiva e ativa: conceitos e definições

Renda passiva e ativa: conceitos e definições

A renda passiva é a renda que não requer a troca de seu tempo por dinheiro.

Você pode receber renda passiva (aluguéis, dividendos, royalties …) independente do seu tempo e com menos esforço para mantê-lo, ao contrário da renda ativa que exige a venda de seu tempo por dinheiro e que você esteja presente no local de trabalho a ser pago (salário mensal, tarefas remuneradas, etc.).

Definição de renda passiva

Podemos definir renda passiva de forma ampla como a renda que você ganha mesmo quando não está trabalhando ativamente. Outro nome para renda passiva é renda residual. 

Em contraste, a renda ativa é o dinheiro que deixa de chegar quando você para de trabalhar. Se você for pago e sair do emprego ou for demitido, é provável que pare de receber. Você pode receber verbas rescisórias para ajudá-lo a fazer a transição, mas seu chefe só continuará a pagar seu salário se você continuar a se apresentar ao trabalho.

Da mesma forma, se você trabalha para clientes que lhe pagam por tarefa, e se você parar de fazer esse trabalho, você também terá uma renda ativa. Você pode ter mais flexibilidade com o trabalho por contrato, mas ainda precisa fazer o trabalho para receber seus pagamentos. Renda passiva: processo

Com a renda passiva, você continuará a receber, independentemente de fazer um trabalho significativo ou não. Você poderia fazer muito dever de casa no início (escrever um livro, abrir um negócio, construir um apartamento para alugar …) para iniciar o processo. Se seus projetos forem bem-sucedidos, você eventualmente chegará a um ponto em que o fluxo de receita passiva será ativado. Nesse ponto, você pode basicamente parar de trabalhar nesse fluxo de receita se quiser, e mais dinheiro fluirá para você por meio desse fluxo, não importa o que você faça ou não faça. 

Renda passiva: características

Renda passiva não significa pagamentos únicos, como uma herança ou a venda de um ativo, como sua casa ou ações que você possui. A renda passiva é uma fonte de renda com uma sensação de continuidade ao longo do tempo. Renda passiva não significa renda permanente. Algumas formas de renda passiva podem durar alguns anos. Outras formas podem continuar por décadas ou mesmo séculos ao longo de gerações. Mas todas as formas de renda acabam morrendo por uma razão ou outra.

Renda passiva não significa renda 100% segura. Como Helen Keller escreveu: “A segurança é essencialmente uma superstição.” Algumas formas de renda são mais seguras do que outras, mas sempre há um elemento de risco. Independentemente da fonte de renda, existe a probabilidade de que algo possa destruí-la. Esta é uma das razões pelas quais muitas vezes é sábio criar vários fluxos de renda para reduzir o risco de todos eles falharem simultaneamente.

A renda passiva não significa perfeitamente 100% passiva sem manutenção. Qualquer que seja a fonte de renda, você pode precisar de um pouco de manutenção para mantê-la. Às vezes, é consertar sua propriedade para inquilinos, rastrear seus estoques de pagamento de dividendos … Às vezes é ainda mais passivo quando o dinheiro é depositado diretamente em sua conta bancária todos os meses. Mas você ainda pode precisar relatar essa renda e pagar impostos. Renda passiva ou semipassiva: exemplo

Outras fontes de renda são semipassivas. Você pode ter que trabalhar para mantê-los, mesmo se não estiver trabalhando por um salário. Por exemplo, se você possui uma casa e a aluga, pode obter uma renda passiva na forma de aluguel de seus inquilinos. 

Trabalhando sozinho ou trabalhando em equipe

“Trabalho”, este dever essencial na vida de cada ser humano, todos conhecem o seu valor e se apegam aos seus objetivos. Mas conseguimos realmente tirar proveito disso? Onde e aplica a renda passiva e ativa? Sabemos a melhor maneira de trabalhar? Muitas pessoas estão inclinadas ao trabalho em equipe e acham que é a melhor maneira de realizar seus projetos. Mas outros se opõem e acreditam que fazer um bom trabalho é feito individualmente.

Para isso, é altamente recomendável estar bem informado sobre as vantagens e desvantagens de cada lado para poder escolher um.

Trabalho em equipe para sua renda passiva e ativa

Ninguém pode negar os benefícios do trabalho em equipe. A melhor forma de trocar ideias e desenvolvê-las.

Enquanto em grupo, cada um tenta ser criativo para complementar a ideia do outro. Isso também ajuda a tirar a sobrecarga dos membros do grupo: tarefas distribuídas, é um trabalho leve e organizado.

Como sabemos, todas as habilidades e interesses diferem de uma pessoa para outra; reuni-los significa construir um projeto único, repleto de ideias variadas e excepcionais.

E para agilidade, nada melhor do que o trabalho em grupo, principalmente para empresas, que visam a satisfação de seus clientes e trabalham sempre para valorizar sua imagem por meio da realização de projetos com sucesso.

Mas se olharmos por outro ângulo, descobriremos que isso só é verdade se as pessoas reunidas forem sociáveis ​​e se darem perfeitamente, de modo que problemas devido a desentendimentos podem ser um obstáculo para o projeto.

Isso só pode ser resolvido se avançarmos para o trabalho individual.

Trabalhar sozinho

Um bom número de pessoas associa o trabalho sozinho a ser introvertido, mas esta não é uma regra geral, uma vez que para todos os tipos de pessoas, esta forma atraente de trabalhar permite que você seja mais produtivo enquanto estiver ‘você pode contar consigo mesmo para realizar o projeto, da melhor forma possível, isso permite que você se supere e deixe a pessoa mais perfeccionista.

Somando a isso, trabalhar sozinho nos salva de sermos condenados pelo tempo e pelo plano; já que lhe dá o privilégio de trabalhar no seu próprio ritmo, fazendo a organização que você deseja e fazendo mudanças a qualquer momento, sem se preocupar com o que os outros membros pensam.

Mais resumidamente, trabalhar sozinho é trabalhar livremente.

Apesar de todas as suas vantagens, estar sozinho para concluir um projeto pode ser difícil, uma vez que todas as tarefas devem ser realizadas por uma pessoa. E não se pode negar que as ideias que saíram de uma cabeça não podem ser iguais às que saíram de várias.

Para isso, antes de iniciar o seu projeto, é necessário analisá-lo bem para poder julgar se deve ser feito individualmente ou em grupo, pois esta é uma das etapas mais importantes na concepção de um projeto de sucesso.

Pesar os prós e os contras de cada trabalho é para garantir resultados excepcionais e garantir sua renda passiva e ativa constantemente!

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...