HomeNotíciasRenda e suas diferentes formas de atuação

Renda e suas diferentes formas de atuação

De onde vem a renda dos agentes econômicos? Quais são as diferentes categorias de renda que um agente econômico pode receber? O que é renda primária? Quais são as principais deduções feitas nesta receita? O que é transferência de renda?

A atividade produtiva cria riqueza (valor acrescentado) que será repartida entre os diversos agentes econômicos que contribuíram para a sua formação. Esta partilha pode assumir várias formas, nomeadamente de  rendimento primário,  transferência de rendimentos que irão participar na formação do  rendimento disponível.

Compartilhando valor agregado

A formação de valor adicionado é resultado da contribuição de diversos agentes econômicos. Cada um desses agentes econômicos receberá, portanto, uma fração maior ou menor dessa riqueza.

A repartição do valor acrescentado designa assim a distribuição entre os diversos atores que participaram na produção do valor efetivamente “adicionado” por uma empresa após dedução do custo do consumo intermédio ao seu volume de negócios. 

Valor adicionado = volume de negócios da empresa – consumo intermediário A distribuição do valor adicionado é organizada da seguinte forma:

  • o fator trabalho recebe remuneração ;
  • as empresas financeiras recebem juros e reembolsos de seus empréstimos;
  • as administrações públicas cobram impostos e taxas ;
  • os órgãos de previdência social arrecadam contribuições  sociais ; 
  • a empresa obtém um resultado que, se for positivo, constituirá seu lucro : o lucro representa o que resta à empresa após a remuneração dos fatores de produção e o pagamento das dívidas fiscais e sociais às administrações públicas. Será dividido entre os proprietários que receberão os dividendos e a empresa.

Nota: a partilha do valor acrescentado é frequentemente fonte de conflitos entre os diferentes atores econômicos. Com efeito, cada agente econômico considera que o seu contributo para a atividade produtiva é essencial e que, por isso, lhe é legítimo perceber uma quota maior na distribuição do valor acrescentado. A partilha de valor acrescentado é, portanto, o resultado de relações de poder que podem levar a uma distribuição desigual da riqueza criada.

Renda primária

Existem duas categorias principais de rendimentos primários: rendimentos de trabalho assalariado e não assalariado e rendimentos de propriedade. 

  • Rendimentos de atividades assalariadas e autônomas

Rendimentos de trabalho assalariado é a remuneração paga a um empregado que exerce trabalho por conta de um empregador, de acordo com um contrato de trabalho. Esta remuneração inclui um salário base ao qual se somam os complementos salariais. É pago mensalmente e pode ser calculado de acordo com o número de horas de trabalho ou com a quantidade de peças produzidas na missão.

A renda do trabalho assalariado, portanto, inclui:

– compensação monetária imediata ou direta (coletadas mensalmente): salário-base (mais possivelmente horas extras), bônus (prêmios de antiguidade, décimo terceiro), gratificações, subsídios, comissões …

– diferido compensação: participação nos lucros, poupança empresa plano, opções de ações, benefícios de aposentadoria, seguro saúde complementar, etc.

– remuneração em espécie: veículo e / ou alojamento da empresa, despesas de deslocação, vantagens financeiras (descontos em produtos da empresa, empréstimos a taxas preferenciais, etc.).

A soma dessas remunerações forma o salário total bruto. No entanto, este não é o salário efetivamente recebido pelo funcionário; o último recebe o que é chamado de salário líquido igual ao salário bruto do qual subtraímos as contribuições sociais pagas pelo empregado.

Os rendimentos da atividade incluem também as remunerações das atividades econômicas não assalariadas, incluindo os rendimentos do empresário individual, os honorários recebidos pelas profissões liberais (advogado, contador, etc.). 

Renda de propriedade ou renda de capital 

A renda de propriedade está vinculada à posse de ativos que podem incluir bens imóveis, terrenos ou bens móveis. Cada um desses ativos permite que seu titular receba:

– no caso de bens imóveis (apartamento, casa, soleira de porta, etc.) ou terrenos, rendimentos que assumem a forma de renda;

– para títulos financeiros (ações, obrigações, etc.), rendimentos móveis (dividendos de ações, juros de títulos e investimentos em bancos ou caixas econômicas).

Nota: um agente econômico pode combinar esses dois tipos: pode, assim, receber a sua remuneração de empregado, aluguel porque aluga um apartamento, dividendos e juros sobre os investimentos em valores mobiliários (ações e títulos).

Da mesma forma, o empresário individual não recebe qualquer remuneração por não ser empregado; no entanto, a renda que ele recebe vem tanto de seu trabalho, mas também dos investimentos que fez para operar seu negócio. Essas rendas são qualificadas como rendas mistas porque representam uma mistura de renda do trabalho e do capital.

Redistribuição

Além da renda do trabalho e da propriedade, as famílias recebem outra categoria de renda: a  renda da redistribuição . Essa renda é denominada renda de transferência ou renda secundária (seguro-desemprego, abono de família, seguro saúde, pensão de aposentadoria, etc.).

O estado busca aqui corrigir a distribuição de renda . Seu papel como redistribuidor consiste em participar da receita primária (receita recebida em troca de uma contribuição à produção; também falamos de renda dos fatores ) para redistribuí-los na forma de transferência de renda aos agentes que deles necessitam. Essa redistribuição permite reduzir as desigualdades e aumentar o consumo total.

Essa é paga sem compensação, mas às vezes testada em recursos, para lidar com certos eventos (desemprego, nascimento, aposentadoria, doença, etc.) chamados de riscos sociais.

Risco social é qualquer evento que possa afetar a vida de um indivíduo ou modificar sua renda (redução na renda ou aumento nos gastos).

Esses riscos podem ser profissionais ou pessoais: 

  • riscos pessoais: maternidade, doença, invalidez, velhice, viuvez 
  • riscos ocupacionais : doenças profissionais, acidentes de trabalho, desemprego, etc.

Nota: a função de redistribuição do estado é complementada por transferências em espécie, ou seja, serviços não mercantis prestados pelas administrações públicas, como educação nacional, polícia, etc.

O conceito de renda disponível

Renda disponível é definida como a parte da receita que fica à disposição das famílias, após o recebimento dos benefícios sociais e após o pagamento dos impostos diretos e contribuições sociais.

Renda disponível

⇒ Primária + renda de transferência – deduções (impostos e contribuições)

A renda disponível é o que permite às famílias consumir e poupar. 

  • Quais são as deduções obrigatórias feitas sobre o rendimento disponível?

As deduções obrigatórias incluem impostos e taxas com base na riqueza criada pelos agentes econômicos. Esses saques podem ser feitos em três níveis: no nível de receita ,  ativos e despesas.

 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...