Quer estimar aproximadamente quanto você tem que economizar para ter o capital necessário para viver na aposentadoria? A regra 25 pode ajudar!
O que esta regra diz?
Vamos imaginar que você e sua família – com seu marido ou esposa – precisem, uma vez que seus filhos tenham saído de casa e sejam autônomos, cerca de 3.000 reais por mês para viver durante sua aposentadoria.
De quanto dinheiro você vai precisar?
De acordo com a regra de 25 , é necessário multiplicar o valor mensal necessário (no nosso caso 3.000) por 12 (os meses do ano) e depois por 25: desta forma, poderíamos ter uma estimativa do capital necessário.
Obviamente, uma série de fatores não são levados em consideração, os quais analisaremos em breve, mas essa é uma boa proxy do capital-alvo que devemos acumular para nossa pensão familiar.
Você e seu marido no futuro, ou você e sua esposa, precisarão, portanto, de 3.000X12X25, ou um total de 900.000 reais à parte: neste momento, podemos estimar quanto você e sua esposa, ou você e seu marido, você tem que deixar de lado e investir para chegar a esse capital.
Ou seja, quanto capital investir mensalmente, qual a taxa alvo que queremos e quanto tempo devemos acumular para atingir essa meta, tentando misturar esses fatores em busca do equilíbrio perfeito: um planejamento financeiro real ideal.
Projeto de investimento – regra 25
Vamos supor que seus avós tenham investido toda a vida e que obtiveram uma média anual de 6,5% ao longo do tempo: vamos imaginar que eles investiram cerca de 40 anos, de 29 anos (quando se casaram) a 69.
Para atingir a meta de capital, com uma média anual de 6,5%, teriam que destinar “apenas” 600 reais por mês (300 reais cada): no 40º ano de poupança, teriam atingido cerca de 126 mil reais, o qu , líquido dos impostos a pagar, teria sido igual ao valor orçado.
Tudo depende da taxa de retorno pretendida e do tempo em que pretende atingir o seu capital: se, por exemplo, aumentarmos o tempo de poupança para 30 anos e se considerarmos sempre 26% de imposto a pagar no final , este é o capital que você precisa investir para chegar a R$ 900.000.
Obviamente, tudo depende de quanto você acredita que será necessário para você e sua família viverem durante a aposentadoria e, sobretudo, como você deseja viver durante a aposentadoria em si: o capital alvo varia mesmo que você pense que, durante a aposentadoria, quer se dedicar a longas viagens ao redor do mundo ou quer relaxar com seus netos no aconchego do lar!
Sem esquecer o efeito da inflação e da contribuição da previdência do estado , que não é levado em consideração aqui: segundo algumas pesquisas, com uma pensão do estado suficiente, o valor estimado com a regra 25 poderia até cair 75,%.