HomeNotíciasPor que e como investir em derivativos?

Por que e como investir em derivativos?

A ascensão da corretagem online desde a virada dos anos 2000 facilitou o acesso dos indivíduos aos derivativos. Uma conta em uma corretora online é suficiente para comprar ou vender, em apenas alguns cliques, do seu celular ou computador, uma infinidade de produtos derivativos. 

Tenha cuidado, porém, embora sejam mais fáceis de acessar, os derivativos continuam sendo instrumentos financeiros complexos e difíceis de entender. No entanto, eles podem representar uma oportunidade real para o investidor que sabe dominá-los.

Conheça neste artigo o que é um produto derivativo, para que tipo de investimento o investidor pessoa física se beneficiará ao utilizar esse tipo de produto financeiro, como utilizá-lo, quais as vantagens e riscos inerentes a esse tipo de produto.

O que é um produto derivado?

Derivativos são instrumentos financeiros baseados em um subjacente. Assim, o seu valor está ligado à evolução do preço do subjacente. Isso pode ser muito variado e várias classes de ativos são possíveis. O subjacente pode de fato ser uma ação ou uma cesta de títulos, ou mesmo um índice do mercado de ações, mas também uma mercadoria, um título, etc.

Os derivativos são negociados em mercados organizados ou de balcão. Com efeito, podem ser cotados em bolsa ou ser objeto de um contrato entre as duas partes no mercado OTC (Over The Counter).

Os derivativos permitem posicionar-se sobre um ativo financeiro, sem necessariamente detê-lo, e com a possibilidade de se beneficiar de um efeito de alavancagem potencialmente alto. Assim, os derivativos possibilitam uma posição sobre ativos por um valor superior ao inicialmente investido.

 

Por que usar derivativos para seus investimentos?

Existem três cenários principais que podem levar os investidores a usar derivativos.

  1. O investidor pode utilizar um produto derivado para fins de cobertura. 
  2. Permite a um investidor que antecipa uma queda no preço de um subjacente proteger a sua carteira. 
  3. O derivativo aumenta se o preço do subjacente cair. A descida registada pela carteira é assim compensada pelo desempenho positivo do derivado.

 

O investidor também pode utilizar um produto derivativo para fins de negociação. De fato, graças ao efeito de alavancagem, as perspectivas de ganho (mas também de perdas) aumentam. O investidor poderá, assim, posicionar-se sobre um ativo com um valor mínimo (inferior ao que seria mobilizado em caso de compra direta) e potencialmente lucros (ou perdas) dez vezes maiores.

Finalmente, e esta é provavelmente a razão menos comum e mais técnica: o investidor individual também pode optar por investir em derivativos com vistas à arbitragem e assim comprar um produto derivativo em um mercado e revendê-lo em outro, aproveitando a taxa de câmbio ou diferenças de valoração.

Como usar derivativos no mercado de ações?

Como vimos, os derivativos permitem investir em muitos mercados financeiros graças à variedade de seus subjacentes. A maioria permite que você invista em um mercado regulamentado e controlado. Estes são então produtos do mercado de ações.

Para abrir uma posição, você precisará colocar uma ordem de compra. Para fechá-lo, você precisará colocar uma ordem de venda.

Grande parte dos produtos derivados inclui um prazo: você pode fechar sua posição a qualquer momento, assim que ela for aberta e até que o nível de possível knock-out seja atingido. 

O nível de knock-out é um limite predefinido no preço do ativo que faz com que o derivativo feche. Se você antecipou um aumento, este nível de nocaute será menor que o preço correspondente à abertura da posição. Se você previu uma queda, esse nível de nocaute será maior que o preço correspondente à abertura da posição.

Observe que a gama de produtos derivativos é mais ou menos extensa dependendo da Corretora de Valores . Se você deseja investir na bolsa de valores em derivativos, verifique bem antes de assinar com uma corretora que ela possui o tipo de derivativo que lhe interessa investir (petróleo, índices setoriais, por exemplo).

Vantagens e riscos de um produto derivativo

Os derivativos, devido à variedade de subjacentes possíveis, permitem o posicionamento em um grande número de mercados financeiros (ações, títulos, commodities, etc.). Os derivativos listados são muito facilmente acessíveis, graças, em particular, ao aumento da corretagem online. 

É possível colocá-los em uma conta de títulos. Os derivativos listados são ativos líquidos que se beneficiam de uma listagem estendida, que pode ir até as 22h.

O efeito de alavanca que muitas vezes está associado a eles, uma faca de dois gumes, torna possível aumentar os ganhos potenciais (mas também as perdas) em dez vezes. Eles carregam um risco de perda de capital. O seu funcionamento, nem sempre fácil de compreender, torna-os num investimento arriscado. 

As perdas podem ser maiores do que o capital inicialmente investido, tornando-se um instrumento financeiro a ser reservado para investidores bem informados, que já possuem alguma experiência nos mercados financeiros. 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...