HomeNotíciasPlanejamento financeiro: qual sua importância?

Planejamento financeiro: qual sua importância?

Em primeiro lugar, o termo planejamento financeiro é comumente usado por consultores profissionais. Nem todos os planos financeiros são iguais. Seu plano financeiro deve ser perfeito para sua vida atual, deve se adaptar fácil e rapidamente às muitas mudanças que estão ocorrendo em sua vida e deve estar sempre focado em seus objetivos de longo prazo. Isso é o mais importante. 

Portanto, a primeira pergunta que você precisa fazer a si mesmo é: “Preciso de um plano financeiro?” A resposta é sim, claro, porque você certamente tem uma renda, uma família (ou a intenção de começar), sonhos de uma aposentadoria confortável ou qualquer outro motivo que seja peculiar a você e que exija recursos financeiros.

A próxima pergunta é “O que constitui um bom plano financeiro?” Existem duas respostas, uma geral e outra específica. 

Planejamento financeiro em prática

Em geral, um plano financeiro deve incluir planejamento de investimento, planejamento de liquidez, planejamento de financiamento da educação, planejamento imobiliário, planejamento de seguros, planejamento de aposentadoria e planejamento tributário.

Para que o plano financeiro seja eficaz, cada um desses componentes deve ser adaptado às suas necessidades específicas. Para este fim, um consultor profissional experiente irá guiá-lo através de um processo de planejamento de seis etapas: 

  1. Definição de metas – determine suas metas e preocupações e priorize-as. 
  2. Coleta de dados – Reúna as informações que permitem que você conheça sua situação financeira atual. 
  3. Análise Financeira – Com base em sua situação financeira atual e projetada, responda a perguntas como: “Quanto de imposto devo pagar?” “,”Como posso reduzir meu imposto? “,” Minha renda será suficiente para cobrir minhas despesas de aposentadoria?”,”Como minhas necessidades de renda podem ser melhor atendidas?”,”Como posso proteger minha família e minha renda em caso de invalidez ou morte inesperada?” 
  4. Planeje o desenvolvimento e as recomendações – discuta, analise e selecione diferentes soluções para atingir seus objetivos financeiros e melhorar sua situação geral. 
  5. Implementação do plano – prepare um relatório escrito resumindo as etapas que você precisa seguir para fazer seu plano funcionar. 
  6. Plano de monitoramento e revisão – o planejamento financeiro não é um evento único. Você deve revisar seu plano pelo menos uma vez por ano ou quando ocorrer um grande acontecimento em sua vida. 

O planejamento financeiro é complexo, mas necessário. Portanto, é do seu interesse fazer negócios com um consultor profissional que tenha as qualificações, ferramentas e experiência para desenvolver um plano financeiro personalizado certo para você, hoje e no futuro.

Como a maioria das pessoas, você certamente tem sonhos: comprar uma casa, começar um negócio, viajar pelo mundo ou apenas expandir a família … Ter sonhos é bom, mas você tem os meios para alcançá-los? E se sim, como?

Busque um planejador financeiro

Com um planejador financeiro, você poderia parar de limpar nuvens e realizar seus sonhos. Depois de ter examinado cuidadosamente a sua situação financeira, ou seja, os seus rendimentos, os seus ativos e os seus passivos, ele estabelecerá um plano de jogo personalizado para que possa atingir os seus objetivos tendo em conta as suas limitações.

Na verdade, o objetivo número um do planejador financeiro é a otimização da riqueza e dos ativos. Muitas pessoas não sabem quanto gastam por ano ou como fazer um orçamento. O papel do planejador é desenvolver seus conhecimentos de finanças pessoais e orientá-lo. Quais dívidas pagar primeiro? Que tipo de investimentos fazer? Como você paga menos impostos e economiza mais para a aposentadoria? Como proteger sua família em caso de morte?

As finanças pessoais são muito mais do que o saldo da sua conta bancária. É também seguro, financeiro, tributário, de investimentos, previdência e planejamento sucessório e todos os aspectos jurídicos suscitados por esses elementos. Sete áreas complexas que o planejador financeiro examinará para fornecer a você uma estratégia abrangente.

Plano de ação

Antes de apresentar um plano de ação, seu planejador deve se reunir com você. Em primeiro lugar, ele tentará conhecê-lo melhor, o que lhe permitirá traçar um quadro da sua situação financeira e familiar. Isso determinará sua tolerância ao risco e seu perfil de investidor. Durante a segunda reunião, ele oferecerá um plano escrito que deve ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Como você vai confiar a ele detalhes sobre sua situação familiar, profissional e financeira, você deve se sentir confortável com seu planejador financeiro, que se tornará uma espécie de confidente. Certifique-se de que ele adota uma abordagem de relacionamento que se concentra nas conexões que você faz, e não nas transações resultantes, mesmo se ele estiver autorizado a vender produtos financeiros. Na verdade, muitos planejadores financeiros também são representantes em poupanças ou seguros coletivos, ou consultores de investimento.

Seu planejador financeiro tem a obrigação de oferecer a você os produtos que correspondem ao seu perfil de investidor, e não aqueles que lhe rendam altas comissões! Se ele insiste em lhe vender um produto em vez de outro, pergunte por quê.

Além disso, para ter certeza de sua competência como planejador financeiro, não hesite em colocar-lhe perguntas sobre sua formação, sua experiência e a forma como pretende ser pago.

Para encontrar um bom planejador financeiro, não hesite em “fazer compras”. Por exemplo, peça a seus parentes para recomendar um e conheça vários até escolher o profissional ideal. 

Você também pode consultar os planejadores financeiros das instituições financeiras, que oferecem este serviço gratuitamente. Não é o caso dos planejadores financeiros que atuam na prática privada e cuja remuneração pode ser fixada antecipadamente, em honorários ou com base em comissões vinculadas aos seus investimentos.

Conclusão – planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma fotografia que permite ao cliente esclarecer sua situação atual e futura, em termos de previdência, imobiliária e patrimonial. Ao desenvolver o planejamento financeiro, levamos em consideração esses parâmetros citados no artigo que o levarão a uma aposentadoria serena.

 O objetivo principal é determinar a melhor época para se aposentar e a forma como ele poderá receber seus benefícios (anuidade, quantia única ou ambos). Sendo assim, é ter um consultor financeiro é de suma importância para o desenvolvimento das suas finanças pessoais.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...