HomeNotíciasPerspectivas de investimentos para o segundo semestre de 2022

Perspectivas de investimentos para o segundo semestre de 2022

Alta fragmentação regional e novo equilíbrio das políticas fiscal e monetária determinarão o contexto de investimentos para o segundo semestre de 2022.

  • Os riscos de estagflação estão aumentando, com crescimento real abaixo do potencial e inflação acima das metas do banco central
  • Riscos geográficos estão de volta em meio a crescentes pressões para desglobalização, exacerbadas pela crise na Ucrânia
  • A normalização monetária completa é improvável
  • Nesse ambiente complexo, resiliência e equilíbrio serão as chaves para a alocação de ativos.

Perspectivas de investimentos para o segundo semestre de 2022

Os investidores enfrentarão um ambiente mais fragmentado, caracterizado por desaceleração do crescimento, aceleração da inflação e crescente divergência entre regiões e setores em que a combinação entre política monetária e fiscal será decisiva. 

Neste contexto cada vez mais complexo em que o comércio internacional já não é o principal motor do crescimento global, os investidores beneficiarão da procura de resiliência e da tentativa de explorar as oportunidades que podem surgir da dessincronização dos ciclos econômicos e das trajetórias divergentes das políticas de apoio.

Os riscos de estagflação estão crescendo

Os riscos de estagflação parecem ser generalizados, com crescimento real abaixo do potencial e inflação ainda acima das metas do banco central.

No entanto, embora pareça possível uma aterrissagem suave para a economia dos EUA, a zona do euro parece muito mais frágil, pois é particularmente atingida pelo aumento dos preços da energia e pelo crescimento do PIB chinês, que deve ficar abaixo de 4% devido às restrições do Covid. 

Do lado dos mercados emergentes, espera-se que os países com margem fiscal significativa, como Brasil, África do Sul e Indonésia, tenham um desempenho melhor do que os demais.

A inflação provavelmente atingiu o pico, mas as pressões sobre os preços devem continuar devido a gargalos nas cadeias de suprimentos, altos preços de energia e alimentos e aumento dos salários nos Estados Unidos. 

Isto deve encerrar o período de taxas de juros extremamente baixas ou até negativas observadas ao longo do últimos dez anos. No entanto, uma normalização completa das políticas monetárias não está na agenda.

Os bancos centrais estão tentando encontrar um equilíbrio entre a necessidade de conter a inflação e a necessidade de preservar o crescimento, e provavelmente devem adotar uma “negligência benevolente” da inflação nesse quadro.

Implicações para investidores

Em um ambiente de alta da inflação e alta volatilidade, desaceleração do crescimento e redução da liquidez global, os investidores devem permanecer cautelosos em sua gestão de risco, e se beneficiariam da busca por ativos resilientes e fontes de retornos reais positivos, ao mesmo tempo em que tentam aproveitar as diferenças entre as regiões e setores induzidos pela dessincronização dos ciclos econômicos.

Após a acentuada reprecificação dos ativos na primeira metade do ano, a atratividade relativa das ações versus títulos erodiu e uma alocação mais equilibrada é agora apropriada. 

No que diz respeito aos mercados de ações, ações subavaliadas e que pagam altos dividendos devem ser uma boa opção, uma vez que os dividendos são um componente estável do desempenho quando a inflação está alta.

As ações dos EUA parecem oferecer mais resiliência do que as ações europeias, apesar das altas avaliações, enquanto as ações chinesas, cujos preços já estão precificando uma desaceleração econômica e rebaixamento dos lucros, podem trazer surpresas positivas.

Em títulos, os investidores devem adotar uma abordagem tática mais neutra em termos de duração e apostar em divergências de política monetária, bem como em títulos indexados à inflação e com taxa flutuante.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...