No mundo dos investimentos o perfil de investidor é importante para conseguir seguir de acordo com o objetivo da pessoa. Normalmente, abrindo uma conta em sua corretora, aparecerá algumas perguntas, e de acordo com as respostas, descobrirá o seu.
O perfil do investidor é importante, porque só assim você saberá qual carteira de investimento é a ideal para você.
O que é perfil de investidor?
Podemos dizer, que todos possuem um perfil de investidor, apesar de muitos não saberem qual é o seu. Saiba que isso varia de acordo com sua personalidade e objetivo no mundo do mercado financeiro.
Nas perguntas que as corretoras normalmente fazem, sempre tem algumas situações, e como você vai agir de acordo com elas, e com isso elas vão te dando um perfil de acordo com as respostas.
Então, é muito importante você descobrir qual é o seu perfil antes de aplicar o seu dinheiro, pois isso pode se tornar muito ruim e até causar uma certa ansiedade.
Saiba os tipos de Perfil de investidor
De um modo geral, existem 3 tipos de perfis. chamado como:
- Conservador;
- Moderado;
- Agressivo.
Todas essas categorias são definidas de acordo com os riscos. E nas perguntas das corretoras além das situações, elas exigem também que você tenha conhecimento no mercado financeiro e sua renda e patrimônio.
Confira um pouco mais sobre cada perfil e veja qual é o que se aplica de acordo com sua personalidade e objetivo.
Modo conservador
Esse tipo de investidor, tem como princípio a segurança nas aplicações de investimento. Dentro delas, é importante diversificar e com isso na sua carteira os produtos de baixo risco, como:
- CDB;
- Tesouro Direto;
- LCI;
- LCA;
- Fundos de renda fixa.
Na maioria das vezes, é indicado começar por este modo, pois costuma-se ser investidor iniciante, e a insegurança ainda fala mais alto.
Modo moderado
Normalmente, esse perfil varia entre os conservadores e arrojados. Apesar de gostar da segurança, ele possui uma certa quantia de riscos pensando ao longo prazo. Com isso, dependendo da situação, está de acordo em sofrer certos riscos.
O investidor moderado tem como característica ser um pouco mais diversificado, e sabe aproveitar a oportunidade e o melhor de cada investimento, pensando em segurança ou na rentabilidade de sua carteira.
Para ser um perfil mais moderado, é importante que o investidor conheça e estude a fundo onde está sendo investido o seu dinheiro, e sempre pensando em médios a longos prazos.
Modo arrojado
Nesse caso, o investidor é um cara que não tem medo do perigo, sempre com o pensamento que perdas a curto prazo podem ser de momentos e necessárias para ele ganhar mais na frente.
Este perfil, tem como característica a agressividade buscando sempre crescer seu patrimônio e exercer os objetivos da sua vida. E poder se aposentar cedo, vivendo de renda e não de acordo com a média que é no nosso país.
Apesar de ser um perfil de risco, como em outros investimentos, é recomendado que seja diversificado e tenha uma reserva de emergência para quando acontecer algo inesperado, ter o dinheiro a curto prazo para usar.
Agora que você já sabe os perfis de investidores, veja qual o melhor de acordo com suas necessidades e objetivos. Afinal, investimento não é uma aposta, é importante estudar e conhecer um pouco de forma geral.
Caso você seja um iniciante, vá aos poucos. Assim que realizar a sua reserva de emergência, pule para outras aplicações, não tenha pressa, porém é importante manter a constância e sempre garantir algo pensando no seu futuro.