HomeNotíciasOs 5 maiores erros que prejudicam seus retornos

Os 5 maiores erros que prejudicam seus retornos

Aqui está um fato preocupante: a grande maioria dos investidores obtém menos retorno de seus fundos do que os próprios fundos geram e ganham. Medite sobre isso por um minuto. Como pode ser? Bem, hoje veremos em detalhes erros que prejudicam seus retornos e essa perda de desempenho e como se proteger deles!

Há um equívoco de que o campo de investimentos e finanças em geral é apenas para profissionais. Isso é de fato o que eles querem que acreditemos. Que todos nós nos beneficiamos de não tocar em tudo isso, porque é “muito complicado”. 

Mas se você cavar um pouco mais fundo, descobrirá que esses profissionais não são melhores do que todos nós. 

Você pode fazer melhor do que eles, e isso, por uma fração do preço, mas você tem que manter a cabeça fria e se educar bem.

7 erros que prejudicam seus retornos

 Então, sem mais delongas, vamos dar uma olhada nos 7 erros erros que prejudicam seus retornos a maioria dos investidores comete:

1. Pensar que pode vencer o mercado a longo prazo

Tentar sempre vencer, esse é um dos erros. O maior erro que todos cometemos é este: pensar que podemos escolher ações vencedoras, ano após ano. Jogar este jogo é sentar em uma mesa de pôquer com os melhores jogadores do mundo e pensar que você pode ganhar o jackpot.

Você não pode prever o futuro ou escolher os vencedores de amanhã. Mas, não se preocupe a grande maioria dos profissionais também não consegue! 

Sim, é possível ter sorte por um tempo, mas mais cedo ou mais tarde ele nos alcançará. E leva apenas uma vez para perder todo o seu dinheiro.

Poupe-se de muita preocupação, estresse e noites sem dormir! Dê a si mesmo o luxo de não ser atormentado pelos altos e baixos do mercado de ações aplicando uma estratégia passiva aos seus investimentos.

2. Buscar retornos

Um  dos erros que prejudicam seus retornos e que os investidores cometem é tentar pular de um fundo de ações para outro. Hoje podemos negociar quando quisermos, e é um luxo muito caro! Contamos com o que o mercado de ações está fazendo no curto prazo e tentamos prever o imprevisível.

O estudo Dalbar analisa o comportamento dos investidores e seu efeito no desempenho de sua carteira desde 1994. O estudo mede, entre outras coisas, as consequências do market timing, ou seja, tentar entrar e sair do mercado no momento certo.

Os resultados são assustadores: o investidor médio gera um retorno de 2 a 6% abaixo do mercado. Se os investidores lessem este estudo, entenderiam que se o mercado de ações registra retornos de 9%, não é normal que obtenham apenas 4 a 5% em média.

Grande parte dessa lacuna é explicada pelo seu comportamento. Portanto, compre para o longo prazo, para não precisar negociar desnecessariamente.

3.  Cuidado consigo mesmo

Seu maior inimigo encara você no espelho todas as manhãs. Muitos estudos comprovam que nossas emoções nos levam a tomar más decisões de investimento. Lembramos muito pouco de nossas derrotas e erros, mas muito claramente de nossas vitórias.

Todos nós temos a tendência de nos apropriar de nossos sucessos e culpar os outros ou a má sorte pelo fracasso. É um reflexo humano. Mas a longo prazo, é a soma do bem e do mal que conta.

4. Colocar todos os investimentos no mesmo “pote”

Já falamos sobre isso, mas é bom repetir para passar a mensagem. A diversificação é fundamental, tanto para limitar a volatilidade do portfólio, mas também para fornecer melhores retornos. Há vários anos, o mercado de ações está em constante atividade. Alguns podem até perguntar o interesse de investir em outro lugar. 

No entanto, o super-desempenho de um país nunca é adquirido, a melhor estratégia continua sendo a diversificação! Você nunca sabe quando a maré vai virar.

5. Entrar em pânico e sair da corrida

A principal razão pela qual o mundo em geral perde dinheiro no mercado de ações – entramos em pânico quando os tempos ficam difíceis e compramos quando o mercado sobe.

Imagine isto: você finalmente deu o salto para o investimento passivo. As coisas estavam indo muito bem… até que os mercados entraram em colapso, como inevitavelmente acontece em algum momento.

Você sabe que não deveria, mas não pode evitar: você começa a rastrear suas contas por hora, contando cada centavo perdido.

Você então começa a duvidar de sua estratégia. A mídia repete todos os dias que é o fim do mundo e só vai continuar caindo. 

Isso tudo não faz sentido, é claro.

A verdade é que você tomou a decisão certa ao mudar para o investimento em índices de baixo custo. Desaceleração acontece, nem sempre pode subir. E quando eles vierem, sua melhor aposta é relaxar e esperar, até que eles passem. Melhor ainda, aproveite o mergulho para comprar ainda mais!

Faça melhor do que quase todos os investidores – não entre em pânico quando o mercado ficar fora de controle e tropeçar, em vez disso, aproveite a oportunidade para executar as vendas! 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...