O tesouro direto é a forma mais segura e conhecida depois da poupança no Brasil hoje em dia, mas o Tesouro Direto quanto rende?
Para entender o quanto rende o tesouro, é preciso entender mais ou menos como ele funciona e porque ele existe.
Quais são os motivos da existência desse tipo de investimento?
Porque não é mais fácil manter somente um investimento como a poupança e melhorar a renda dela?
A coisa é mais complexa e profunda do que parece, mas vamos tentar esclarecer.
A poupança foi criado porque?
O intuito da criação da poupança sempre foi a criação de uma reserva de emergência para qualquer cidadão brasileiro, sem burocracia e rendendo pelo menos o mínimo aceitável.
Era uma forma de pessoas comuns e que não conheciam sobre investimentos pudessem monetizar o seu dinheiro parado de algum forma. Querendo ou não se as pessoas estão financeiramente bem, conseguem se manter mais estáveis.
Agora, pra onde vai o dinheiro da poupança e com quem fica?
Saber a resposta pra isso nos leva à resposta da pergunta: O Tesouro Direto quanto rende?
O dinheiro da poupança fica no poder do banco que você depositou, então o banco pode utilizar esse dinheiro para emprestar e fazer girar o seu patrimônio, ele precisa apenas garantir que conseguirá te pagar quando quiser.
A única regra para os bancos é que pelo menos 65% do dinheiro depositado por você na poupança vá para financiamentos imobiliários.
Ou seja, o dinheiro na poupança funciona como um colchão para o Brasil conseguir financiar imóveis em projetos privados ou Minha Casa, Minha Vida.
O tesouro direto por sua vez, é uma forma do governo conseguir financiamento.
Como o tesouro direto funciona?
Diferente da poupança, o dinheiro investido no Tesouro Direto vai para o Governo e ele pode utilizar da forma que quiser, pagando juros aos investidores que emprestaram.
Você pode emprestar R$100 mil ao governo e ele usar para construir uma estrada, ou custear outras obras ou dívidas, é realmente um financiamento.
O Tesouro Direto não nasceu no Brasil, em todos os países do mundo existe essa fórmula de pegar dinheiro emprestado com a própria população para custear o governo e manter o trem andando na linha.
Apenas Imprimir dinheiro poderia gerar outros problemas maiores.
E O Tesouro Direto quanto rende?
Ao tomar o empréstimo, o governo oferece uma taxa de Juros que é variável.
Existem diversos tipos de Tesouro, fica a cargo do investidor decidir qual deles vai optar e isso impacta o quanto ele irá receber.
Mas em todos os casos você vai ganhar mais que a poupança:
- Tesouro Selic: Neste caso você investe para receber o equivalente ao tesouro selic, a poupança em si paga normalmente 70% dessa mesma taxa. Não é possível dizer exatamente quanto você vai receber investindo aqui, porque se a SELIC está em 10% é isso que receberá e se está em 2%, é isso que receberá.
- Tesouro IPCA: Neste caso a taxa será sob a inflação, então você será atualizado conforme a inflação subir ou descer. Não é possível dizer quanto irá render porque depende da inflação também.
- Tesouro Préfixado: Neste caso a taxa é fixa, dependendo do momento da economia o governo te pede dinheiro à uma taxa fixa e um tempo também fixo. Ele pode te oferecer 10% ao ano por 5 anos investido, você então precisaria levar até o fim dos 5 anos para receber exatamente o acertado.
Para os três tipos de tesouro que trouxemos acima, você pode visualizar as taxas de hoje no site do próprio tesouro direto e pode decidir investir através da sua corretora ou banco.
Precisa de ajuda para investir no tesouro direto? Então CLIQUE AQUI que eu mesmo vou entrar em contato com você pelo Whatsapp para te ajudar.
O tesouro é considerado o investimento mais seguro que nós temos no país, isso porque não vale a pena o Governo dar calote nos investidores sendo que ele então poderia apenas imprimir dinheiro e pagar.
A coisa não funcionaria bem assim, mas diferente de um banco ele tem saídas mais fáceis para uma situação mais complexa.
Com toda a certeza do mundo, investir em Tesouro ou qualquer outro tipo de investimento vale mais do que a poupança, isso porque a poupança não foi criada para ser um investimento de verdade para render.
Procure por Tesouro, CDB, LCI, LCA ou outros investimentos mais tranquilos e comece.