O SNCI11 é o fundo de papel da SUNO, Mas será que ele vale a pena? O nome do fundo é Suno Recebíveis Imobiliários e ele chegou ao mercado com bastante holofote do mercado.
Eu quero comentar sobre isso, acho que existem alguns pontos positivos sobre o FUNDO diante dos outros, pontos que podem fazer o fundo se tornar gigante em questão de tamanho.
No atual momento ele é ainda um pequeno fundo, com Patrimônio Líquido de menos de R$200 milhões, mas quase 20 mil cotistas.
A adesão do mercado de pessoas físicas se dá ao tamanho da SUNO nesse mercado, o acesso que a casa de análise tem diante do mercado é realmente gigante e os nomes à frente da empresa entregam a segurança que os investidores buscam.
Nomes como Tiago Reis e Baroni fazem da casa um porto seguro para os investidores.
O SNCI11 está bem posicionado?
Um dos pilares dos fundos de papel na minha opinião está na diversificação, problema que o SNCI11 ainda não resolveu e é normal.
Todo fundo de papel novo passa pelo mesmo problema, até que consiga crescer seu patrimônio para alocar em mais CRIs ele fica exposto à um número de CRIs reduzido.
Esse problema não é grande e vai passar com o tempo, as próximas emissões tiram esse ponto negativo do fundo.
Como exemplo dessa exposição:
- 13% do fundo está alocado em apenas um CRI da MRV Engenharia;
- 10% do fundo está alocado em um CRI da Tecnisa;
- 10% do fundo está alocado em um CRI da Onm Health;
- 9% do fundo está alocado em um CRI da Raul Soares Energia;
4 CRIs tomam quase 50% de todo o patrimônio do fundo, caso um desses dê problema ou atrase o pagamento o fundo sofrerá mais do que um fundo diversificado.
Esse problema é passageiro e acontece com todo fundo de papel no começo da sua história.
A gestão do SNCI11 Vale a Pena?
Que a gestão é SUNO todo mundo sabe, mas as peças que estão no time SUNO é que farão realmente o serviço no dia a dia.
O principal player que foi trazido pelo Tiago ao time da SUNO foi o Vitor, que era gestor e pilar principal do BCRI11.
Quanto ao gestor, a SUNO acertou em cheio ao trazer um cara de peso para o time da casa.
A SUNO ser um player que movimenta muito o mercado de pessoa física dá uma dinâmica diferente à gestão que precisa se explicar algumas vezes mais para se fazer entender.
Se o SNCI11 vai se movimentar como o SNFF11 fez, acredito que a gestão dará conta do recado e fará isso de uma forma clara.
O Retorno do SNCI11 Vale a Pena?
Ainda é cedo pra falar sobre retorno de investimento, o fundo tem menos de um ano de existência e fica difícil dizer que conseguirá manter os resultados atuais sendo que a inflação está mascarando os retornos de quase todos os fundos de papel.
O SNCI11 rendeu 12,13% em 6 meses.
Enquanto a poupança rendeu 2,98%, o IPCA 4,56% e o IFIX 2,37%, o fundo rende atualmente quase 26% ao ano.
É praticamente impossível manter essa rentabilidade anual para sempre, especialmente quando o mercado e os índices voltarem à esfriar, mas mesmo assim o fundo está rendendo acima dos pares no mercado.
O SNCI11 Vale a Pena?
Eu não costumo entrar em fundos novos, especialmente fundos novos de papel.
O SNCI11 está trabalhando realmente bem, está entregando resultados acima do que o mercado vem entregando e isso é bom para os cotistas.
Por ser um fundo novo, é aconselhável que o investidor receba mais renda pelo risco.
Com o passar dos dias o fundo vai crescendo e ampliando as suas fontes, tirando o risco que ainda existe na não diversificação.
É claro que o investidor que entra antes, consegue maiores retornos. Afinal ele está tomando mais riscos e naturalmente recebe a maior parte desse crescimento.
Dentro de uma carteira diversificada eu acredito que cabe o SNCI11 sim, não vi nenhum problema que faça dizer algo contra.