No mês de julho o Banco Central iniciará série sobre o Novo Real Digital. A mesma será apresentada na internet no período de julho a novembro de 2021. Conforme informou o BACEN, a série será composta por sete encontros virtuais que ocorrerão ao longo do segundo semestre.
A iniciativa é parte dos trabalhos para a futura emissão de uma moeda digital nacional. O objetivo é debater junto à sociedade as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil, além de levantar casos de usos que possam se beneficiar da emissão de um Real digital e as tecnologias mais adequadas para sua implementação.
A moeda digital emitida por banco central é um passivo do banco: ao contrário das criptomoedas, que não são emitidas por nenhuma autoridade reconhecida pelo Estado, as CBDCs (central bank digital currency), têm conversibilidade garantida com as moedas nacionais convencionais, combinando a funcionalidade de transações em meio eletrônico dos depósitos privados, com a acessibilidade universal do dinheiro.
Muitos países estão em processo de desenvolvimento de uma moeda digital. Um dos principais motivos é poder acompanhar o processo de transformação digital dos pagamentos. As CBDCs podem ser uma alternativa segura, barata e eficiente para realizar pagamentos.
Serão debatidos ao longo dos sete encontros da série temas como: Potenciais do Real em formato digital; Cidadania, Segurança de dados, sigilo e rastreabilidade; Operações off-line; Smart contracts, IoT e dinheiro programável; Emissão & Movimentação; Integração internacional; Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes.
De acordo com o cronograma, o primeiro evento está marcado para 29 de julho e ocorrerá das 11h às 23h30. Na abertura, será apresentada uma visão global sobre CBDCs
A programação completa está disponível no site do Banco Central do Brasil.