HomeNotíciasO que é um título no mercado de ações?

O que é um título no mercado de ações?

A primeira coisa que vem à mente quando se fala em investimento é o mercado de ações. É verdade que o mundo das ações é emocionante. Os movimentos do mercado são dissecados em jornais e na televisão. Os títulos, por outro lado, não são tão falados. Mas o que é um título?

O jargão que envolve esse tipo de produto financeiro pode parecer obscuro para os não iniciados. Além disso, os títulos são muito mais ‘confortáveis’, especialmente nos mercados em alta, quando parecem oferecer um retorno insignificante em comparação com as ações.

No entanto, basta um mercado em baixa para lembrar os investidores de todas as virtudes dos títulos: segurança e estabilidade. De fato, para muitos investidores, é natural que parte de sua carteira seja investida em títulos.

Título: um instrumento de dívida negociável

Assim como indivíduos, corporações e governos precisam pedir dinheiro emprestado para financiar seus projetos. As empresas precisam de dinheiro para se expandir para outros mercados, e os governos precisam de dinheiro para coisas como infraestrutura e habitação social. 

A solução é, portanto, arrecadar dinheiro através da emissão de títulos nos mercados financeiros. Assim, milhares de investidores emprestam, cada um, uma parte do capital.

Uma obrigação é um título de dívida emitido por uma empresa ou Estado que confere ao investidor o direito ao pagamento de juros anuais denominados cupão e ao reembolso do título na maturidade. O montante, tal como a maturidade da obrigação, é fixado à partida e, portanto, conhecido do investidor no momento da subscrição.

Existem 3 tipos principais de títulos:

Título do Estado

Nesse caso, trata-se de títulos emitidos pelos Estados para garantir o financiamento de sua dívida. 

Títulos corporativos

Nesse caso, trata-se de títulos emitidos por uma empresa privada para garantir o financiamento de sua dívida.

Título conversível

O título conversível é um tipo especial de título corporativo lastreado em um direito de conversão, que oferece ao titular do título a possibilidade de trocar o título por ações da empresa emissora de acordo com uma paridade de conversão prefixada e durante um período pré-determinado.

Rendimento e duração deste empréstimo

Na realidade, o título nada mais é do que um empréstimo que o torna credor da empresa. A entidade que vende o título é chamada de emissor. Você pode pensar em obrigação como a dívida de um mutuário (o emissor) para um credor (o investidor).

Claro, ninguém emprestaria seu dinheiro suado por nada. O emissor de um título deve pagar um prêmio ao investidor em troca do privilégio de poder usar seu dinheiro. Este prÊmio é pago sob a forma de juros fixados a uma taxa predeterminada. 

A taxa de juros é muitas vezes referida em diferentes termos. A data em que o emissor deve reembolsar o valor emprestado (chamado valor de face) é chamada de data de vencimento. Os títulos são títulos de renda fixa porque você sabe exatamente quanto dinheiro receberá de volta se mantiver o título até o vencimento.

Por exemplo, suponha que você compre um título com valor nominal de 1.000 reais, com cupom de 8% e prazo de 10 anos. Isso significa que você receberá um total de 80 reais(R$1.000  x 8%) em juros por ano pelos próximos 10 anos. 

De fato, como a maioria dos títulos paga juros a cada seis meses, você receberá dois pagamentos de 40 reais por ano ao longo de 10 anos. Quando o título vencer, seus 1.000 reais (o “principal”) serão totalmente reembolsados ​​a você.

Nota: dependendo de seu emissor, um título é mais ou menos bem avaliado e mais ou menos lucrativo. De fato, as agências de rating atribuem ratings a diferentes emissores, sejam países ou empresas. 

Quanto maior o rating, menor o risco de inadimplência e menor o retorno. Por outro lado, quanto pior o rating, maior o risco de default e maior o retorno. Cabe então ao investidor diversificar seus investimentos com títulos relativamente seguros, mas não rentáveis, e títulos mais arriscados, mas também mais rentáveis. 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...