HomeInvestimentosO que é a Taxa Mínima de Atratividade (TMA)?

O que é a Taxa Mínima de Atratividade (TMA)?

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é um conceito da matemática financeira muito usada na analise de investimentos. Essa é uma taxa de juros que representa o valor mínimo que o investidor se propõe a ganhar quando ele faz um investimento, ou o máximo que uma pessoa ou uma entidade está disposta a pagar quando faz um financiamento.

A TMA pode ser medida de diferentes formas para cada projeto de investimento. Por ela ainda se analisam outros elementos importantes, como os riscos associados e se a rentabilidade em outras opções pode ser mais atrativa.

Com a TMA, os administradores e analistas financeiros mantém suas atenções nos riscos de um investimento ou na potencial baixa taxa de retorno.

Essa é considerada uma excelente ferramenta especialmente na hora de escolher entre as diversas opções de investimento disponíveis. Tanto em níveis estratégicos quanto em financeiros, ela é uma das primeiras ferramentas para avaliar a atratividade de um investimento.

Através da TMA é possível mostrar ao investidor outra possibilidade de negocio, que gere o mínimo ou superior ao valor que ele já ganha. Com ela é possível analisar a viabilidade de um projeto.

Para chegar a uma TMA justa de se analisar um investimento, ela deve compor sempre três indicadores: Custo de oportunidade, o risco de negócio e o prêmio pela liquidez.

Custo de oportunidade representa um retorno mínimo que poderíamos ter se tivesse investindo no mercado financeiro sem risco. Por exemplo, quando eu ganharia investindo em renda fixa. O número é variável de acordo com cada caso, que precisa ser analisado de forma individual. Além dos fatores externos, os internos também influenciam como o tempo de investimento e a Taxa Selic.

Quando um investidor toma uma decisão, ele renuncia outras opções possíveis. Então, o custo de oportunidade está diretamente relacionado a todas as opções que o investidor escolheu renunciar para poder realizar o investimento eleito.

Risco do negócio: devem ser considerados os ganhos financeiros. Quando maior for o risco de um investimento, mais alto deve ser o seu retorno financeiro. Assim, cobra-se a taxa mínima de atratividade mais alta.

Liquidez: serve para analisar a velocidade no qual um investimento será convertido em caixa.

A TMA é uma porcentagem de juros cobrados para estipular o valor futuro do projeto, contudo, este percentual é determinado pelo investidor. Por isso, para calcular e alcançar um valor considerado justo e que traga a lucratividade desejada, a partir das informações coletadas, recomenda-se que o investidor considere o valor da taxa Selic como mínimo, pois assim possivelmente vai obter o mínimo de retorno desejado.

Avaliar a TMA é necessário antes de realizar investimentos de diferentes naturezas, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Isso porque ela leva em conta diferentes fatores que permitem verificar, lá na frente, se o investimento vai trazer o retorno financeiro desejado ou não.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...