Uma lista de verificação que ajuda você a escolher em que investir. Para quem começa, mas também para todos os outros, nunca se sabe. E o mais importante, se a escolha de ações é realmente sua coisa. O que considerar antes de comprar a primeira ação?
Você decidiu investir no mercado de ações e, em particular, optou por investir em ações. Você sabe que os mercados financeiros não são a coisa mais fácil de lidar, mas podem ser recompensadores. Melhor ser cauteloso, no entanto. E se você quiser começar com cautela, siga a lista de verificação abaixo. Isso fará com que você evite muitos erros. E acima de tudo, fará você entender se a seleção de ações – a seleção ativa dos títulos nos quais investir – é realmente para você ou se é melhor mudar para outras estratégias.
1 – Você está investindo dinheiro que não vai precisar tão cedo para comprar a primeira ação?
Os mercados de ações de longo prazo sempre crescem, mas a tendência não é exatamente linear. Se você realmente pensa em investir em ações, precisa estar preparado para vê-las subir e descer com as fortunas mistas das empresas que as emitiram.
Mas mesmo sem nenhuma razão em particular, talvez apenas porque o mercado está se movendo assim, ou porque a economia em geral ou a política ou qualquer outra coisa que possa afetar seu desempenho os faz seguir em frente. Investir em ações significa aceitar sua volatilidade. Algo a se considerar ao comprar a primeira ação.
E por isso não invista em ações aquele dinheiro que você pode precisar em pouco tempo. Ou melhor, para ser ainda mais cauteloso, nos próximos 10 anos. Você pode encontrar um capital que perdeu valor apenas na hora da necessidade. Certifique-se de que você pode suportar emocionalmente as inevitáveis baixas nas ações que você compra. O pânico pode prejudicar muito o seu negócio de investimento e levá-lo a vender ações que, se mantidas, poderiam ter um bom desempenho a longo prazo.
2 – Você realmente entende o negócio da empresa cujas ações você compra?
Uma das coisas difíceis de fazer se você quiser investir em ações é entender a empresa cujas ações você deseja comprar. Não basta saber, por exemplo, que a empresa vende livros. Faz isso através de lojas reais, completas com paredes, prateleiras e funcionários? Ou faz isso pela internet?
Os dois modelos podem gerar receitas e margens de lucro muito diferentes. Grande parte do sucesso de Warren Buffett depende de evitar empresas cujo modelo de negócios ele não entende e cujas fortunas ele não pode prever nos próximos 5 ou 10 anos. E todos nós devemos fazer o mesmo.
3 – É realmente uma boa empresa?
Muitos investidores usam a análise técnica de uma ação, indicadores de mercado e perspectivas de curto prazo para decidir o que comprar e o que vender. Como resultado, eles muitas vezes perdem de vista se a empresa é realmente uma boa empresa para investir.
E às vezes eles precisam aprender com o mercado (o que nem sempre é educado) que métricas, opinião pública e flutuações de curto prazo não são suficientes para fazer de uma ação um bom investimento. Mas o que é uma boa empresa?
É uma empresa que atinge uma combinação dos seguintes fatores: uma forte vantagem competitiva, volume de negócios e lucros crescentes, bom fluxo de caixa, poucas – de preferência nenhuma – dívidas, boas margens de lucro (idealmente crescentes), excelentes perspectivas de crescimento e uma gestão honesta e talentosa.
4 – A avaliação do título é interessante? Consideração ao comprar a primeira ação
Outro elemento importante a ser considerado é a avaliação do título, ou seja, se é interessante ou não. Se a ação estivesse supervalorizada, de fato, haveria uma boa chance de que, com o tempo, ela voltasse ao seu valor intrínseco e, portanto, o preço caísse.
Entender qual é o verdadeiro valor de uma ação não é fácil ao comprar a primeira ação. Os analistas de ações usam fórmulas e planilhas complicadas para produzir suas avaliações, que são sempre diferentes umas das outras. Você pode ter uma ideia aproximada da avaliação de uma ação comparando a relação preço-lucro atual (P / E) com sua média histórica ou o P / E de empresas semelhantes.