HomeNotíciasO preço do urânio continuará subindo?

O preço do urânio continuará subindo?

Uma das matérias-primas que vem despertando crescente interesse dos investidores, também pelo seu desempenho, é o urânio: parece estar se tornando uma espécie de pedra milagrosa para construir altos ganhos e a pergunta que se coloca é: mas o preço do urânio vai continuar crescendo?

O preço do urânio cresceu enormemente no último ano, atingindo uma alta anteriormente inimaginável de cerca de US$ 50 por libra, e depois voltando fortemente para US$ 38 por libra: o ciclo de alta do urânio acabou ou este é apenas um tempo de intervalo?

1. O que impulsiona o preço do urânio?

O grande catalisador do urânio no médio prazo é certamente a demanda por energia nuclear, que no momento continua sendo  a única fonte de energia limpa não fóssil capaz de atender nosso crescente consumo de energia.

No curto prazo, porém, a listagem do fundo Sprott Physical Uranium Trust teve papel fundamental na alta do preço da matéria-prima: assim que o fundo, emitido pela casa de investimentos Sprott, fez sua dívida no mercado, o preço da matéria-prima cresceu enormemente, tanto pelas compras da matéria-prima pelo próprio fundo, quanto pelo maior interesse dos investidores agora canalizado por um produto de poupança gerenciada.

Conforme relatado pelo WSJ, o interesse pelo Urânio teve origem tanto midiática, veiculada como de costume pela postagem especulativa de Wall Street Bets, quanto de origem “fundamental”, impulsionada pela maior demanda por investimentos que atendam aos critérios ambientais, sociais e governança. Nestes, muitos viram a energia nuclear de quarta geração como uma solução duradoura para o problema.

Entre os defensores do urânio, há quem defenda que sua demanda crescerá cerca de 3,1% ao ano até 2025, e depois subirá novamente com o aumento das usinas nucleares em construção: segundo a RedCloud Securities, isso criará um aumento significativo no demanda da matéria-prima.

Também entre os adeptos, há quem se lembre de como uma série de “renovações” de reatores de gerações antigas estão indo para reatores de quarta geração, o que elevará cada vez mais a demanda por urânio.

Além disso, os próprios EUA estariam tentando aumentar a produção de urânio “interno” e depender cada vez menos das exportações externas.

Em suma, está claro para todos que o principal catalisador da matéria-prima urânio, no médio prazo, é a expansão da energia nuclear no mundo e a superação dos ceticismos que a cercam: mas será que isso realmente acontecerá?

2. Invista em Urânio

O preço dos mineradores de urânio também cresceu muito, como o da Cameco: é bom lembrar, porém, que os fundos que investem em urânio não investem em mineradores, que podem ser afetados não apenas positivamente pelo aumento de preço da matéria-prima, mas também de forma negativa.

Um preço mais alto do urânio pode significar maior demanda pela matéria-prima e, portanto, maiores extrações para os mineradores, mas também maiores dificuldades em sustentar custos mais altos (especialmente se a demanda por energia nuclear não crescer significativamente)

No médio prazo, livre de especulações de curto prazo, aqueles que acreditam fortemente que a energia nuclear de quarta geração será o único futuro verde sustentável tem boas razões para acreditar que a tendência ascendente do urânio está apenas começando, considerando também o óbvio desequilíbrio atual entre oferta e demanda.

O preço do urânio, a médio prazo, dependerá da demanda nuclear que experimentaremos e se esta realmente conseguirá superar os ceticismos que sempre a acompanharam: seu portfólio, porém, não pode ser focou tanto em uma única matéria-prima e, acima de tudo, ninguém jamais ficará rico com urânio.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...