O poder do NÃO deve ser adquirido. Saber dizer “não” é um dom que não nasce com todo mundo. Ele é aprendido no decorrer de nossas vidas e principalmente após os tropeços que levamos.
Acredite, tem gente que não aprende.
Sentiu a cutucada? Não precisa se sentir desprovido de inteligência se você é esse ser citado acima que ainda não aprendeu a dizer não. Agora é o momento de dizer sim às mudanças que você fará ao saber o quanto aquele “NÃO” tem feito falta para a prosperidade da sua vida financeira.
O primeiro ponto é reconhecer o erro. Temos tendência a achar desculpas para nossas falhas. Não aceitamos errar, isso fere o nosso Ego e mexe com o orgulho. Mas quando aceitamos o erro é que estamos dispostos a mudar.
Descubra qual seu ponto fraco (ou pontos) na hora de dizer não. É quando um amigo pede dinheiro emprestado; quando o filho pede um presente fora de época; quando um parente pede para pagar uma conta ou comprar algo… Enfim, são inúmeras questões que só você pode saber qual “cruz financeira” tem carregado.
Descobrindo o ponto fraco vem à parte difícil do processo do não: o reconhecimento do sentimento que está a ele atrelado. Por qual razão ter pena do colega que recebeu o mesmo salário, no mesmo dia que você e não tem mais dinheiro? Qual será o real motivo dele não ter mais um real do salário? Será que essa pessoa tem feito os mesmos sacrifícios que você faz para conseguir dar conta das dívidas e ainda sobrar algum valor do salário?
Cada um é responsável por suas escolhas e atos, e com esse amigo não é diferente. Se você mantiver esse vício de emprestar sempre que ele pedir, você se tornará sim o culpado da situação. Por esse sentimento de ser sempre o “bonzinho” seu amigo não vai aprender nunca a cuidar do próprio dinheiro. Enquanto tem quem empresta de maneira fácil (e sem juros) pra que tentar outras formas para conseguir dinheiro?
Quando o assunto está relacionado aos filhos, o “não” tende a se tornar ainda mais difícil, porque envolve o AMOR. O medo de dizer não para o filho mexe com o íntimo. Mas, quantas vezes você já recebeu não? Provavelmente foram esses nãos da vida que fizeram você crescer e ser a pessoa forte que se tornou. Então quebre seus paradigmas e passe a ver o NÃO como um ato de amor e responsabilidade com as pessoas ao seu redor e com você mesmo.