Esse é um termo bastante falado no mundo dos investimentos, mas que nem todo mundo entende o verdadeiro conceito. Equity traduzido do inglês significa: Capital próprio.
É um conceito bastante amplo, sendo difícil conceituar de uma única maneira.
Está relacionada ao Balanço Patrimonial, ao valor de mercado que determinada empresa possui. Outra forma que a palavra Equity também é interpretada diz respeito ao valor totalitário dos ativos em uma conta determinada de investimento. É posse, cotas e ações de uma empresa.
O Equity é sinônimo de patrimônio líquido, que é utilizado por uma empresa quando a mesma pretende comprar mais ativos.
Geralmente ele possui duas fontes principais: o dinheiro investido em alguma aplicação financeira, ou quando é oriunda de lucros acumulados.
O patrimônio líquido seria o valor líquido que os acionistas receberiam se a empresa fosse liquidada e todos os seus ativos fossem utilizados para pagar os passivos da companhia.
Os investidores do Equity também são considerados sócios do empreendimento. Ou seja, os lucros das empresas também serão compartilhados com eles, uma vez que houve aplicações diretas para que essa empresa alcançasse melhores patamares financeiros.
O atrativo mais significativo do Equity é a possibilidade de ter menos riscos em um investimento. Como são empresas grandes, o lucro também é bastante provável, portanto os ganhos do investidor seguirão essa tendência, minimizando a possibilidade de riscos.
De forma simplificada, pode ser considerada posse de uma empresa ou um direito a uma parte dos lucros gerados por um determinado negócio. Também é caracterizada por ser uma renda variável, ou seja, mais indicada para quem deseja arriscar-se no mercado.
Como uma empresa consegue gerar Equity?
Não basta só ter um negócio, tem algumas características que a empresa precisa focar para alcançar o Equity.
Podemos apontar três características: Previsibilidade de receita na empresa, descentralização financeira e operacional e sistematização de processos.
A primeira característica, referente à previsibilidade de receita na empresa, quer dizer projetar o lucro futuro. Saber quanto àquela empresa vai receber de lucro no longo prazo.
A 2ª Característica é a descentralização financeira e operacional. Uma empresa para ter Equity não deve depender de uma linha especifica de produtos ou de uma só pessoa. Ela precisa ser capaz de manter operações rodando independente de imprevistos.
A 3ª característica é a sistematização de processos. Sistema funciona como uma engrenagem, ele não pode parar. Saber quais os processos dos seus negócios ajuda para que essa engrenagem funcione muito bem de forma continua.