Se a grande maioria dos investidores online hoje favorecem estratégias de negociação de curto prazo, é bem possível negociar a longo prazo. De fato, a negociação de curto prazo geralmente exige dedicar dias inteiros para monitorar os preços das ações e os movimentos do mercado e muitas vezes é arriscada devido ao uso frequente de alavancagem.
Além disso, a negociação de curto prazo como Day Trading requer alguma experiência de mercado e bons conhecimentos. Esta é a razão pela qual às vezes é melhor apostar em uma estratégia mais longa com um horizonte de negociação que varia de algumas semanas a alguns meses.
É possível negociar a longo prazo?
Deve-se tomar cuidado para fazer a diferença entre negociação de longo prazo e investimento no mercado de ações.
Enquanto investir consiste em construir uma carteira de títulos, na maioria das vezes ações em bolsa, com o objetivo de receber dividendos, a negociação de longo prazo consistirá em tentar aproveitar os movimentos do mercado e as diferenças de preços para gerar ganhos de capital.
A negociação de longo prazo tem a vantagem de não exigir todo o tempo do investidor, o que permite que este tenha uma atividade profissional e não seja obrigado a passar horas por dia em frente ao seu ecrã. Psicologicamente, a negociação de longo prazo será, portanto, menos estressante do que a negociação de curto prazo.
A psicologia é, de fato, um dos elementos mais importantes na prática de negociação e os investidores individuais geralmente tendem a ser sobrecarregados por suas emoções, o que tem impacto na maneira como gerenciam suas posições e, portanto, na eficácia de sua estratégia de negociação.
Na negociação de curto prazo, uma rápida mudança de preço devido à volatilidade de curto prazo de um ativo pode desencadear rapidamente uma reação de pânico que levará a uma tomada de decisão irracional.
Com uma estratégia de longo prazo, as emoções são mais fáceis de gerenciar, pois o foco nos gráficos não é tão intenso. Mesmo os investidores mais experientes às vezes acham difícil se concentrar sem estresse nas curvas de preços. Portanto, é preferível ter tempo para dar um passo atrás e pensar em outra coisa para analisar melhor os mercados.
Quando se trata das estratégias que você pode implementar com a negociação de longo prazo, existem tantas delas quanto as estratégias de negociação de curto prazo.
Você poderá, portanto, aproveitar todas as ferramentas e todas as funcionalidades oferecidas pelo seu corretor ou corretora para configurar estratégias automatizadas usando, por exemplo, ordens de parada e limite.
Esse tipo de negociação permitirá que você defina uma estratégia clara com antecedência e a mantenha sem ser tentado a modificá-la ou colocar em risco sua gestão de dinheiro, pois o evento que acionará seu pedido ocorrerá sem dúvida quando você não estiver monitorando suas posições.
As vantagens e desvantagens da negociação de longo prazo
A negociação de longo prazo tem, como qualquer estratégia de negociação, grandes
vantagens e desvantagens que você deve conhecer antes de embarcar nesta aventura e das quais aqui está um resumo.
Vamos começar analisando as principais vantagens desta estratégia de negociação de longo prazo:
- Mais tempo para análise: em primeiro lugar, a negociação de longo prazo lhe dará muito mais tempo para gráficos e análises fundamentais. Será assim possível dispor de tempo para definir o melhor ponto de entrada e saída do mercado e colocar ordens stop e limit nos melhores níveis de acordo com os sinais obtidos.
- Menor volatilidade: a negociação de longo prazo também evita os movimentos de curto prazo, por vezes erráticos e muito voláteis, causados pela negociação de alta frequência de investidores institucionais.
- A capacidade de negociar tendências: a negociação de longo prazo oferece a capacidade de negociar as tendências subjacentes de um ativo, que geralmente é mais estável do que sua tendência de curto prazo.
- Economia de tempo: como vimos acima, a negociação de longo prazo também oferece uma economia de tempo significativa se você tiver uma atividade profissional secundária. Isso permite que você realize análises mais aprofundadas, mas também dedique parte do seu tempo ao treinamento em negociação e ao aprimoramento de suas habilidades.
- Estresse reduzido e melhor gerenciamento das emoções: com negociação de longo prazo, o investidor experimentará menos estresse do que com negociação intradiária. Assim, é mais fácil se desligar da negociação para se concentrar em outras atividades, simplesmente pensando em verificar suas posições de tempos em tempos e acompanhar as notícias do mercado. A negociação de curto prazo é realmente muito demorada e viciante e exigirá muito mais concentração de você, o que levará a um estresse adicional.
- Sinais menos tendenciosos: por fim, uma das vantagens da negociação de longo prazo diz respeito à qualidade dos sinais obtidos por meio da análise . Sinais falsos são de fato mais frequentes no curto prazo do que no longo prazo.
Claro, a negociação de longo prazo também tem grandes desvantagens, sendo as principais:
- Um retorno mais baixo: na maioria das vezes, as estratégias de negociação de longo prazo oferecem um retorno mais baixo do que as estratégias mais curtas, simplesmente porque a volatilidade é menor.
- Ganhos mais lentos: sua estratégia de longo prazo obviamente não permitirá que você gere ganhos todos os dias, a ideia aqui é manter suas posições abertas por várias semanas ou meses.
- A necessidade de uma boa estratégia a montante: você também precisará pensar em implementar uma estratégia eficaz a montante de sua posição de longo prazo, colocando ordens de parada criteriosas.
- Riscos imprevistos: finalmente, uma estratégia de longo prazo pode levar a riscos imprevistos, especialmente se um evento mudar repentinamente a direção da tendência de um ativo. Portanto, ainda será necessário manter o foco nas novidades dos mercados em que você está investindo.
Conclusão: devemos favorecer a negociação de curto ou longo prazo?
A escolha entre negociação de curto prazo e negociação de longo prazo é, acima de tudo, uma escolha pessoal. Isto porque a relação risco/retorno desses dois métodos é muito diferente. Se você tende a não saber gerenciar suas emoções ou não tem muito tempo para se dedicar à sua atividade de negociação, a negociação de longo prazo pode ser melhor em termos de gerenciamento e organização.