HomeNotíciasMitos sobre investimentos: os 5 piores

Mitos sobre investimentos: os 5 piores

Existem poucos setores como o de investimentos onde existem tantos falsos mitos que criam um mundo paralelo feito apenas de falsidades, que correm o risco de prejudicar você e sua carteira. Os mitos sobre investimentos são muitos.

Talvez, apenas no campo da nutrição, ou no que tem a ver com fitness e autocuidado, existam tantos mitos quanto nas finanças.

Mas enfim: esses falsos mitos e essas falsas ideias sobre o mundo dos investimentos e das finanças proliferam e todos os dias. Portanto, aqui há 5 mitos sobre investimentos para mostrar quantas ideias falsas circulam sobre este mundo e para fazer você entender imediatamente do que se deve manter afastado.

 

1. Para investir, você precisa de grandes ativos

Talvez a crença mais comum, que paira entre muitas: para investir você precisa de um grande capital, senão não vale a pena.

É verdade que ganhar 10% com 1.000 reais é uma conta, enquanto ganhar com 1 milhão é tudo menos, mas também é verdade que (quase) todos nós começamos do zero e, pouco a pouco, construímos o nosso milhão.

Ter um grande capital certamente ajuda, porque permite ter melhores oportunidades de investimento, permite reduzir qualquer tipo de custo e permite quase sempre ter liquidez para qualquer tipo de investimento, além de, em sentido absoluto, como mencionado acima, faz você perceber “mais” um ganho de capital realizado: como mencionado, 10% de 10.000 reais são “apenas” 1.000 reais, enquanto em 1 milhão de reais são quase 100K.

Mas não é verdade que para investir “bem” você precisa de grandes somas de capital: a única coisa que você precisa é sair e ter paciência.

2. Você deve ser capaz de identificar as áreas e setores certos

A maioria dos mitos sobre investimentos está ligada a essa clarividência particular de que alguns investidores e analistas seriam capazes de entender, antes de outros, quais setores ou empresas se sairão melhor que outros.

Vencer o mercado, prever o mercado, entender quando investir com base em suas tendências são mitos muito difíceis de morrer, mas ainda muito em voga hoje!

De acordo com algumas estimativas, de fato, parece ser bastante inútil tentar prever as áreas e setores “certos” para investir, pois, de acordo com essas estimativas, qualquer ETF temático quase sempre se sairia pior do que um ETF normal em no S&P500 ou no MSCI World a médio/longo prazo.

3. Você tem que gastar muito tempo em investimentos

Muitas vezes, você se pergunta “mas quanto tempo terei para me dedicar aos investimentos? Eu trabalho/estudo, não consigo acompanhar muito”.

Este é um dos mitos sobre investimentos nascido daqueles que lhe dizem que para investir com rentabilidade é necessário seguir os mercados durante horas e horas por dia: falso!

O tempo que você tem para dedicar – sem contar o tempo que leva para se tornar mais consciente financeiramente – será de algumas horas por mês.

Para investir com rentabilidade, é preciso ficar horas atrás dos mercados, checar sua carteira dez vezes por dia, estudar os ETFs ou ações para investir durante quatorze horas por dia, quando o processo, embora difícil (especialmente emocionalmente) é muito mais simples do que você pensa.

Para o seu portfólio principal, você não terá que fazer mais do que um comércio por mês (por mês!). Com mais alguns negócios em seu portfólio especulativo de satélites.

 

4. Não invista quando os mercados estiverem no auge

“Os mercados estão no auge, não faz sentido investir hoje. Aguardo , diziam aqueles que, já em 2015, diziam que os mercados estavam demasiado aquecidos.

E ele está esperando há quase 7 anos pelo “momento certo” para investir, mas depois de anos e anos de lucros perdidos: a história dos “mercados no topo” é muito longa, que nunca vai acabar.

Os mercados são feitos para ultrapassar os seus máximos: os mercados estão estruturalmente sempre nos seus máximos, se tivermos escolhido sobretudo os mercados globais para investir, porque o próprio mundo está a crescer estruturalmente a longo prazo.

Acreditar que existe um máximo intransponível para os mercados é como acreditar que além de um certo nível o mundo não pode mais crescer e que está destinado a uma queda perene: e não é uma perspectiva sustentável de médio/longo prazo.

 

5. Os grandes investidores devem ser imitados

Falsidade que muitas vezes levou à ruína de muitos investidores. Seguir grandes traders ou grandes investidores, como Buffett, Dalio ou outros, não é um bom motivo, pois eles investem de acordo com lógicas diferentes da sua.

Como o comércio social ou o comércio de cópias, “copiar” as estratégias de outros, sem entender a lógica subjacente, não é uma boa ideia. Outro dos grandes mitos sobre investimentos.

 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...