O conceito “Medtech” é definido como todas as empresas que aplicam conhecimentos tecnológicos avançados na área médica na forma de dispositivos, medicamentos ou vacinas para resolver um problema de saúde e melhorar as condições de vida dos pacientes.
Este procedimento abrange etapas como prevenção, diagnóstico, intervenção, tratamento e acompanhamento médico. Especialistas em saúde dividem o setor de tecnologia médica em duas categorias:
Dispositivos médicos: este setor, que representa mais de 90% (ou seja, 530 bilhões de dólares em vendas em 2020) da indústria, abrange dispositivos como ressonâncias magnéticas, ultrassom, respiradores artificiais, órgãos artificiais ou mesmo ferramentas simples como seringas, bandagens, agulhas, cadeiras de rodas, camas hospitalares, testes de ovulação, aparelhos auditivos ou aparelhos dentários
Ferramentas de análise e diagnóstico: com o uso de “machine learning” e inteligência artificial (IA) que permitem fazer melhores previsões patológicas ou até mesmo o uso de sites de teleconsulta e marcação de consultas em linha.
Quais são as perspectivas de crescimento para medtechs?
Atualmente, existem mais de 500.000 tecnologias médicas identificadas em todo o mundo, incluindo mais de 250.000 empresas dedicadas à Medtech na Europa. O mercado Medtech pesa quase 28 bilhões de euros só na França, com 1.300 empresas especializadas no design e venda de dispositivos médicos.
Esta indústria experimentou um forte crescimento durante a crise do Covid-19 com o fornecimento de respiradores, testes de triagem, máscaras cirúrgicas e o surgimento de novas tecnologias. As empresas do setor de tecnologia médica continuarão a crescer graças a fatores como:
- Crescimento populacional e estilo de vida cada vez mais sedentário
- Envelhecimento da população nos países industrializados
- O aumento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes ou doenças cardíacas
- Melhorar o acesso aos cuidados de saúde
- Má higiene alimentar e poluição.
Como negociar ou investir no setor de tecnologia médica?
Os investidores estão demonstrando muito interesse em medtechs porque oferecem um retorno muito atraente para um investimento inicial muito baixo. Empresas inovadoras em tecnologias médicas, biotecnologia ou mesmo as indústrias farmacêuticas que compõem as medtechs representam um tipo de carteira de ações muito interessante para os investidores.
Você pode investir em medtechs através de:
Ações: ao comprar uma fração do capital social de uma empresa médica, você receberá dividendos sobre seu faturamento. Os investidores podem optar por diferentes tipos de ações, como ações ao portador, ações nominativas, ações clássicas ou ações preferenciais
Fundos mútuos: reúnem diversos investidores (denominados detentores de títulos) na compra e revenda a curto ou longo prazo de ações, ou títulos em bolsa
ETFs (Exchange-Traded Funds): ETFs (também chamados de fundos de índices listados ou rastreadores) são produtos do mercado de ações que reproduzem o desempenho de ações listadas de várias empresas ao redor do mundo.
Quais são os benefícios e riscos do setor de tecnologia médica?
O setor de tecnologia médica , que representa o futuro da indústria médica, oferece grandes oportunidades de crescimento a longo prazo. De fato, especialistas do setor de saúde projetam um crescimento anual de 5,6% em média para atingir US$ 595 bilhões até 2024.