Quase 30% dos brasileiros economizam para se preparar para a aposentadoria. Com isso em mente, aproveitar os juros compostos é uma ótima maneira de aumentar a rentabilidade de seus investimentos.
Quando você coloca dinheiro em uma conta de poupança, você ganha juros todos os anos. Juros calculados de acordo com a taxa definida no ato da assinatura. A cada ano, os juros acumulados são adicionados ao seu capital.
Quanto mais seu capital cresce, mais os juros gerados aumentam. Este é o princípio dos juros compostos. Eles representam uma boa maneira de tornar seu capital lucrativo. Ainda é preciso saber quais são as regras a respeitar para aproveitá-lo ao máximo.
Como funcionam os juros compostos para um investimento não garantido
Investimentos garantidos como contas de poupança, certificados de investimento garantidos e títulos rendem juros. Você sabe exatamente quanto vai ganhar no final do período de economia. No entanto, você pode se beneficiar de juros compostos reinvestindo, por exemplo, seus ganhos em outros investimentos.
Para isso, você pode escolher entre: ações, fundos mútuos e fundos negociados em bolsa. Na verdade, você pode ter qualquer um desses investimentos em uma conta registrada, como um plano de poupança para aposentadoria registrado. Ou uma conta de poupança livre de impostos. Assim, poderá reduzir e até eliminar o imposto a pagar sobre os seus ganhos.
Por exemplo, você tem 10.000 reais para investir em 3 anos. Se você tem uma alta tolerância ao risco, pode investir esse capital em um fundo mútuo. Você percebe ganhos de investimento de 5% no primeiro ano, perdas de 1% no segundo ano e ganhos de 7% no último ano. No final de cada ano, você receberá a receita do seu investimento na forma de uma distribuição. Você pode então reinvestir essas distribuições neste momento para obter mais unidades.
A regra de 72
Usando a regra de 72, você pode estimar rapidamente quanto tempo levará para dobrar seu investimento. Para fazer isso, basta dividir 72 pela taxa de juros anual aplicável ao seu investimento. Esta regra não permite obter um resultado preciso. Normalmente, os resultados são mais próximos da realidade para taxas de juros abaixo de 20%. Além disso, se o retorno do seu investimento não for garantido, o tempo necessário para obtê-lo também varia.
Imagine, por exemplo, que o retorno esperado do seu investimento seja de 6%. De acordo com a regra dos 72, você precisará de 12 anos para dobrar o valor investido (72/6 = 12). Desde que as receitas ou distribuições de juros sejam reinvestidas. Em suma, quanto mais longo for o horizonte de investimento, mais sua economia pode aumentar.
Este exemplo revela especialmente a importância de investir com juros compostos para investimentos de longo prazo. Investimentos nos quais você não fará retiradas e cujos retornos sejam vantajosos. Além disso, se você deseja aumentar seu capital, deve depositar em sua conta regularmente.
O poder dos juros compostos para preparar suas economias para a aposentadoria
Os juros compostos multiplicam o seu retorno, com maior impacto na poupança para a aposentadoria. Albert Einstein descreveu os juros compostos como a maior força do universo. Descubra o poder dos juros compostos sobre a poupança para a aposentadoria.
O efeito exponencial dos juros compostos a longo prazo
Os benefícios dos juros compostos só são apreciáveis após vários anos. No entanto, depois de alguns anos, seu capital aumenta rapidamente. O poder dos juros compostos aumenta com o tempo e com o rendimento alcançado. Na verdade, quanto maior a eficiência, maior o ganho. Claro, não é possível prever o retorno, mas uma pequena porcentagem a mais faz toda a diferença.
Economizando para sua aposentadoria: antecipação é a chave para o sucesso
Muitas vezes, as pessoas começam a planejar a aposentadoria tarde. No entanto, com a economia atual, é provável que sua renda caia para a metade de seu salário atual. Portanto, é melhor começar a planejar sua aposentadoria mais cedo. A boa notícia é que isso é possível graças à poupança previdenciária. Você poderá então se beneficiar do efeito exponencial dos juros compostos. Contanto que você faça isso cedo.
A melhor maneira de aproveitar os juros compostos é construir uma anuidade para a aposentadoria. O que implica que você deve começar cedo. Quanto mais você antecipar a assinatura do seu produto, menos o esforço será importante
Juros compostos: um passo para um melhor retorno
Obviamente, a poupança previdenciária é necessária para aumentar seu capital de aposentadoria. No entanto, esteja ciente de que o capital assim formado não será suficiente para você manter um alto padrão de vida na aposentadoria. A menos que você comece a construir seu capital de aposentadoria muito cedo. Outra alternativa seria também garantir que você investe parte de seu capital em fundos de investimento de longo prazo. Para obter uma estimativa de seus ganhos, você pode usar uma simulação online personalizada.
É claro que a constituição de uma pensão complementar de reforma é uma questão de antecipação. Além disso, você também deve pensar em diversificar seus investimentos para ter sucesso. Para isso, você pode escolher entre imóveis, bolsa de valores, etc. Você também pode chamar um consultor financeiro para ajudá-lo nesse processo.
Juros simples
Os juros simples representam os valores que você recebe quando investe seu dinheiro em um meio financeiro. Entre os diferentes tipos de juros existentes, existe o que se denomina juros compostos. Quando um capital é investido a juros compostos, os juros de cada período são reinvestidos no capital. O que no longo prazo contribui para aumentar gradativamente o capital, gerando juros por sua vez.
Qual é a função de interesse?
Quando você pede uma quantia em dinheiro, a organização bancária que lhe concedeu essa quantia deve ser remunerada. Você irá fazer com base nos juros calculados sobre esse capital. Dessa forma, o pagamento desses juros será adicionado ao capital emprestado. Isso é o que determinará o custo total de sua hipoteca.
Em outras palavras, o valor que você pede é o capital. A esse capital, devemos somar a soma acumulada representada pelos juros. Em termos práticos, tome o caso de contratar um empréstimo de 300.000 reais para a compra de um imóvel. A taxa de juros é fixada em 3%. Você irá reembolsar gradualmente todo esse valor mais os juros. O valor dos juros neste exemplo é de R$ 9.000.
Além disso, o princípio dos juros não funciona apenas quando você pede dinheiro emprestado. Os juros também correspondem aos valores recebidos por um poupador ou investidor. Na verdade, quando você investe seu dinheiro em um produto financeiro, você recebe juros na forma de remuneração (geralmente anual). Nesse caso, os juros recebidos podem ser simples ou compostos.