Muitos investidores iniciantes acham que precisam de muito dinheiro para começar a investir no mercado de ações. Na verdade, investir no mercado de ações com um orçamento pequeno pode ser um excelente ponto de partida para entender como os mercados financeiros funcionam e determinar quais produtos financeiros são melhores para você, antes de investir quantias maiores.
Como começar a negociar com uma pequena quantia?
O primeiro passo é abrir uma conta de títulos. Você pode facilmente abrir esta conta online. Recomenda-se também familiarizar-se com certos conceitos-chave de investimento (produtos financeiros, estratégias de investimento, etc.).
Não importa o quanto você queira investir no mercado de ações, é importante fazer sua pesquisa com antecedência. Você encontrará muitas informações úteis sobre os mercados financeiros e investimentos no mercado de ações em uma simples pesquisa.
Invista seu dinheiro
Se você acha que manter seu dinheiro em uma conta bancária não é o ideal e deseja investir no mercado de ações, é hora de fazer um plano de investimento (se ainda não o fez). Dependendo dos seus objetivos de investimento e da sua tolerância ao risco, você pode, como investidor iniciante, optar por investir em ações e/ou trackers (ETFs).
Investir no mercado de ações com um orçamento pequeno
Também é possível investir pequenas quantias em intervalos regulares (todos os meses, trimestres, anos, etc.) nos mercados financeiros. Nesse caso, você opta pela estratégia de investimento chamada de média do custo do dólar (ou investimento programado).
Resumindo, ao optar por esta estratégia de investimento, você investe na bolsa de valores a mesma quantia em intervalos regulares, independentemente do preço das ações e das notícias do mercado de ações.
Uma das vantagens da estratégia de investimento programado (‘dollar cost averaging’) é que elimina os fatores emocionais associados ao investimento no mercado de ações. Como você investe em intervalos regulares, independentemente das condições de mercado, as emoções são eliminadas do processo de tomada de decisão.
A ideia por trás dessa estratégia é a seguinte: quando os preços estão altos, você só pode comprar um certo número de ações na bolsa. Pelo contrário, quando os preços caem, você pode comprar um número maior de ações com o mesmo valor fixo (que você investe a cada período). Então, se o mercado se recuperar, você se beneficiará de ter mais ações em sua carteira, compradas a preços baixos.
Se você optar por uma estratégia de investimento com custo médio em dólar, é importante ter em mente o impacto das taxas de corretagem no retorno de seus investimentos. Se você investir periodicamente em uma base regular (e não de uma só vez), poderá acabar pagando uma quantia maior de taxas de corretagem fixas. O impacto dessas taxas pode ser significativo, especialmente se você investir pequenas quantias de cada vez.
Escolha uma corretora com baixas taxas de corretagem
As taxas de corretagem afetarão o retorno de seus investimentos, principalmente se você estiver investindo pequenas quantias. As taxas variam de corretora para corretora, dependendo de muitos fatores.
Também é importante estar ciente de quaisquer taxas ocultas além das taxas de corretagem, como inatividade, manutenção de conta ou taxas de custódia.
Taxas de inatividade
Como a principal remuneração dos corretores são as taxas de corretagem, alguns deles cobram de seus clientes uma taxa de inatividade, para compensar a falta de receita caso o cliente não invista regularmente.
As taxas de inatividade têm um impacto maior para investidores passivos e investidores ‘buy-and-hold’ (estratégia de investimento que visa comprar ações na bolsa para mantê-las no longo prazo) que investem pequenas quantias de dinheiro.
Taxas de manutenção da conta
Ao escolher uma corretora, também é importante consultar previamente as taxas de manutenção da conta. Como o próprio nome sugere, essas taxas são cobradas pela simples manutenção de uma conta de valores mobiliários. Eles podem ser cobrados mensalmente, trimestralmente ou anualmente. O valor também pode depender de vários fatores, como o valor da sua carteira de ações.