Vamos ver porque é necessário começar a investir jovem possível (o mais cedo possível), seja na bolsa de valores ou no mercado imobiliário, e vamos sobretudo demonstrá-lo através de exemplos a partir de Warren Buffet.
Nenhum dos 2.000 mil livros dedicados a Warren Buffett tem título relevante!
Existem dois mil livros que são praticamente dedicados a como Warren Buffett construiu sua fortuna e nenhum tem um título adequado…
Entre esses 2.000 livros que explicam como Warren Buffet construiu sua fortuna, no valor de aproximadamente 85 bilhões de dólares atualmente, todos se concentram em suas habilidades como investidor, investidor genial e empreendedor genial , etc.
E, de fato, quando dizem isso, todos os seus livros, sem exceção, perdem um ponto essencial de como ele construiu sua fortuna.
Então, vamos tentar levar a história de cabeça para baixo um pouco. Warren Buffett começou a investir muito jovem, desde que começou aos 10 anos. Aos 30, ele tinha cerca de um milhão de dólares. Houve inflação desde então, e um milhão de dólares na época é o equivalente a cerca de 10 milhões hoje.
Hoje, 10 milhões é a ordem de grandeza de sua fortuna aos 30 anos e hoje, aos 91 anos, está em 85 bilhões de dólares.
O segredo de Warren Buffett para a riqueza explica em parte o valor de investir jovem
Então, vamos tentar reescrever a história. E vamos imaginar que Warren Buffett tivesse as mesmas habilidades de investidor, mas sendo alguém um pouco diferente. Ou seja, ele não começou a investir tão jovem.
Digamos que aos 10 anos, ele brincava, aos 15 anos buscava um emprego “normal” e era suficiente, entre 20 e 30 anos, viajava o mundo…
E imagine que ele faz 30 anos com $ 25.000 no bolso e é aí que ele começa a investir. Depois, vamos imaginar que ele tenha o mesmo retorno anual que teve em sua vida como investidor, de modo que ele tenha habilidades de investidor excepcionais que lhe permitiram compor sua fortuna com um retorno anual de 22% e que ele fez isso até ele tinha 60.
E depois, aos 60 anos, ele decide que é hora de aproveitar sua aposentadoria. Ele diz para si mesmo: “Eu paro, paro de investir. Eu tiro meu dinheiro. Eu os coloco em uma conta, em dinheiro. E então, eu desenho o que eu preciso todo mês”…
Bem, sua fortuna ele teria de $ 25.000 aos 30 anos… Aos 60 anos, com o mesmo retorno médio excepcional que ele teve durante sua vida como investidor aplicado ao período entre seus 30 e 60 anos, sua fortuna seria de 12 milhões de dólares na idade de 60. O que é bastante respeitável. Mas naquela época, ninguém jamais teria ouvido falar de Warren Buffett!
Ele certamente tem uma habilidade de investimento muito boa, pois um retorno anual de 22% ao longo do tempo ainda é algo muito bom e excepcional. Mas seu maior segredo dessa imensa fortuna adquirida pela Bolsa é a longevidade. Está na hora! Em última análise, foi capaz de compor seu desempenho anual de 22% por quase três quartos de século.
Os juros compostos só são atrativos ao longo do tempo. E quanto mais jovem você começa a investir…
Mas, na verdade, é o fenômeno dos juros compostos que é a chave para sua fortuna. E quanto mais tempo dura, mais interessante é. E quanto mais jovem você começar, mais esse fenômeno poderá desenvolver seu poder, mais seus juros compostos serão interessantes.
Então isso tem outras lições, além do fato de compor, de começar jovem para investir. Isso pode afetar seu mercado de ações ou estratégias imobiliárias. Na verdade, juros compostos são uma espécie de fenômeno um tanto exponencial e nosso cérebro não está acostumado a raciocinar assim. É uma espécie de viés cognitivo.
O cérebro está acostumado a raciocinar de forma linear. Não estamos codificados para apreender corretamente fenômenos que não são lineares e que têm uma tendência mais exponencial.
Nosso cérebro não está codificado para entender adequadamente fenômenos não lineares.
O melhor exemplo está na computação, no aumento da potência do computador ou no aumento da capacidade de armazenamento na computação.
Por que começar a investir o mais jovem possível, seja no mercado imobiliário ou no mercado de ações?
Então é por isso que é do seu interesse começar a investir o mais cedo possível: já que você terá mais tempo pela frente para poder se alimentar desse fenômeno dos juros compostos e dar tempo para que ele faça efeito!
Também pode ter algumas lições sobre o mercado de ações, inclusive para investidores menos jovens, pois vemos que às vezes as rotações de portfólio um pouco frequentes demais são contraproducentes.
Um bom treinamento de mercado de ações que o enriquecerá é um treinamento de mercado de ações baseado em análise fundamental , mas infelizmente não são esses que proliferam principalmente nas profundezas da web…
Os juros compostos cumprem seu papel se você conseguir encontrar empresas que consigam ter 20% de lucratividade e deixar décadas para trás, terá um investimento muito lucrativo na chegada.
Mudar constantemente, comprar uma empresa para revender seis meses depois para comprar outra, revender seis meses depois, é complicado porque você não dá tempo para os juros compostos fazerem o seu trabalho.
Então, é por isso que, obviamente, seja no mercado imobiliário, no mercado de ações, quanto mais jovem você começar a investir, mais dinheiro você terá quando jovem e mais poderá continuar investindo.
O bônus adicional de investir jovem: treinar e aprender com seus erros desde cedo
Além disso, você treina jovem, etc. assim que você adquiriu as técnicas, existe realmente esse fenômeno de juros compostos que funcionará para você. Mas a primeira vantagem de começar a investir jovem continua sendo, de longe, o poder do fator tempo!
Então essa é a importância de começar jovem . É porque o fator tempo, você vê menos nos livros, menos nos treinamentos, mas é um fator fundamental no investimento.