O Urânio é um metal abundante na terra, ele é denso, tem coloração prateada e é radioativo. Utilizado para muitas coisas, a principal delas sendo energia nuclear.
Sabendo que esse metal é abundante, porque ele seria uma grande oportunidade de investimento? O ponto principal é oferta e demanda, existem poucas mineradoras para tanto uso.
O urânio está sendo negociado agora a cerca de US$28/lb, enquanto, de acordo com a Agência Internacional de Energia, deveria estar a pelo menos US$60/lb, para que as mineradoras pudessem recuperar seu custo e operar de forma consistente.
A grande maioria das mineradoras de pequeno porte que extraiam o material do solo, acabaram migrando para outros metais como ouro, prata ou ferro, tudo isso porque o preço de venda do metal não era mais válido, isso causou um déficit para o uso nas usinas.
O segredo das commodities
O principal ponto para investir em empresas de commodities está no custo de extração versus o preço de venda do produto extraído, para o Urânio isso não é diferente. Mas existe um porém, o ciclo do Urânio.
O Rodrigo Colombo fala mais sobre isso nesta série gratuita do clube do milhão aqui.
Enquanto o Carvão você extrai da terra e já consegue jogar o material dentro de uma fornalha para gerar energia térmica, o processo entre a extração e uso do Urânio para geração de energia nuclear pode levar 2 anos ou mais.
Nos anos passados, especialmente depois de 2011, com o acidente de Fukushima, o Urânio saiu de U$180 para U$10. Isso causou o fechamento das empresas que mencionei acima.
Como esse processo demora, o Urânio que está sendo usado hoje foi extraído vários anos atrás que não foi utilizado.
Então o que nós temos hoje é o seguinte;
- Um Metal necessário para o mundo todo;
- Mais de 50 usinas sendo construídas;
- Estoque antigo se esgotando;
- Poucas minas em operação;
- Tempo grande entre extração e uso da matéria;
- Preço baixos para venda do Urânio;
Muito provavelmente estamos diante de uma grande valorização do Urânio, das empresas e de tudo que está ligado a este mundo.
O Rodrigo Colombo produziu uma série gratuita bem legal para o Clube do Milhão, totalmente gratuita para que você possa entender todo o sistema e os riscos envolvidos nessa operação.
Clique aqui e se inscreva, é de graça.