Você já ouviu falar dos chamados “investimento passivo”? Ao contrário dos investimentos “ativos”, este é um tipo de investimento cuja gestão é 100% delegada a um terceiro chamado gestor de ativos.
Graças ao investimento passivo, é possível aumentar suas economias sem esforço. Não há mais restrições de gerenciamento!
Investir em bons investimentos sem ser um conhecedor experiente de produtos financeiros nunca foi tão fácil. Foco neste tipo de investimento cada vez mais atrativo, que oferece notadamente a oportunidade de investir com mais segurança.
O que é um investimento passivo?
O caráter “passivo” de um investimento depende do grau de envolvimento do investidor na gestão dos ativos financeiros que compõem sua carteira de investimentos. Em outras palavras, o investimento passivo é um investimento no qual o investidor não está envolvido.
A gestão do dinheiro investido é então confiada a um profissional . Geralmente é um gestor de ativos. A maioria dos grandes bancos e seguradoras tem negócios de gestão de ativos, mas isso raramente é seu core business.
Os principais investidores de gestão passiva de investimentos tendem a ser os fundos de investimento e as sociedades gestoras especializadas.
Além de estar livre de todos os constrangimentos de gestão, a estratégia de investimento passivo assenta numa visão de longo prazo. Ao optar pelo investimento passivo, o investidor seleciona a compra e conservação dos ativos subjacentes com vista a gerar mais-valias e obter lucros após um determinado período de tempo.
Um investidor passivo procurará, portanto, combinar o retorno do mercado com uma abordagem de gestão passiva. Esta abordagem baseia-se na diversificação massiva da carteira e num método time-in-market que consiste em investir o mais rapidamente possível para maximizar o período de investimento.
No entanto, chamar um gestor de ativos para gerenciar seus ativos significa dar-lhes confiança cega e, portanto, aceitar a possibilidade de que eles possam cometer erros de investimento! É por isso que também pode ser interessante recorrer ao investimento ativo.
Qual é a diferença entre investimento passivo e ativo?
Ao contrário do investimento passivo, um investimento é qualificado como “ativo” quando o investidor está envolvido na gestão deste último: é ele quem toma a decisão de comprar ou vender os ativos que compõem sua carteira de investimentos.
A estratégia de um investimento ativo baseia-se em suas mudanças regulares de posição para antecipar os movimentos do mercado. Ao contrário da estratégia de investimento passivo, esta é uma visão de curto prazo que favorece o retorno imediato e minimiza as perdas.
A abordagem de gestão ativa baseia -se na seleção de ações (a seleção astuta de ativos) e um método de market timing que consiste em entrar e sair de uma posição em um momento específico para aproveitar um mercado mais ou menos dinâmico.
Por todas estas razões, a oferta de produtos adequados à abordagem de gestão ativa é muito mais extensa do que a de produtos adequados à abordagem de gestão passiva. Mas em comparação com o investimento passivo, o investimento ativo incorre em taxas mais altas devido a um número maior de transações.
Como escolher?
A escolha entre um tipo de investimento ativo ou passivo depende do seu perfil de investidor, sua aversão ao risco e seus objetivos de curto e longo prazo.
Por fim, como já deve ter percebido, se pretende aumentar as suas poupanças sem constrangimentos de gestão, opte pelo investimento passivo! Por outro lado, se você tiver tempo, conhecimento financeiro adequado e a necessidade de gerar um retorno imediato, prefira o investimento ativo.
Em conclusão, deve-se ter em mente que essas duas perspectivas ativa e passiva podem ser combinadas. Dependendo das oportunidades oferecidas pelo mercado, os investidores podem optar por uma carteira diversificada entre investimentos passivos e ativos.