Quando se trata de investir no mercado de ações, existem duas estratégias gerais diferentes em termos de horizonte de negociação com investimento de curto prazo e investimento de longo prazo. Aqui, examinaremos mais de perto o investimento no mercado de ações de curto prazo.
O que é investir no mercado de ações de curto prazo?
O investimento de curto prazo no mercado de ações é um investimento que consiste em tomar uma posição sobre o preço dessas ações por um curto período de tempo que varia de alguns segundos a alguns dias.
Por definição, esta estratégia opõe-se, portanto, à estratégia de investimento de longo prazo que, em geral e no que diz respeito a ações, consiste em manter os títulos o maior tempo possível para gerar dividendos.
Assim, e para realizar investimentos de curto prazo, é aconselhável analisar principalmente as variações de curso embora os elementos fundamentais também possam ser utilizados.
Os investidores aqui procuram lucrar com as mudanças de preços mais rápidas e, portanto, procuram mercados com alta volatilidade. Eventos como a publicação de dados econômicos, resultados de empresas listadas ou até anúncios políticos são muitas vezes aguardados com ansiedade por investidores de curto prazo.
No jargão do mercado de ações, a negociação de curto prazo também é chamada de “negociação ativa”, em oposição a “negociação passiva”, que representa investimento de longo prazo. Lembraremos, portanto, que o investimento de curto prazo se baseia sobretudo na especulação.
Portanto, não é necessário aqui comprar títulos para revendê-los. O método de investimento no mercado de ações de curto prazo mais utilizado é aquele que usa certos instrumentos específicos, como CFDs. Esses contratos possibilitam a entrada e saída de uma posição sem a necessidade de possuir de fato as ações negociadas.
Quais são os diferentes métodos de investimento de curto prazo nos mercados?
Como você pode imaginar, existem vários métodos de investimento de curto prazo que dependem das restrições de tempo, nível de experiência e aversão ao risco de cada investidor.
Embora muitos mercados permitam que você faça investimentos de curto prazo, falaremos apenas de ações aqui.
Mas saiba que, se você decidir se concentrar no investimento de curto prazo, o horário de negociação do mercado não afetará necessariamente sua metodologia. A escolha de negociar um ativo em vez de outro dependerá, portanto, acima de tudo, de seus conhecimentos e preferências pessoais.
Quando se trata do mercado de ações, a escolha das ações que você pode negociar no curto prazo é importante. Tenha cuidado, no entanto, para negociar apenas ações que você conhece bem ou que lhe interessam. Observe também que, embora o mercado de ações se preste a negociações de curto prazo, é claro que também permite estratégias de longo prazo.
Aqui, também será necessário saber que os mercados de ações têm horários de negociação específicos e, portanto, a volatilidade é reduzida fora dos pregões. No entanto, o mercado de ações é um dos mercados mais populares para os traders que usam esse tipo de estratégia.
Aqui, a maioria dos investidores opta por fechar suas posições no final do pregão, mas ainda é possível mantê-las abertas mesmo por vários dias.
Deve-se notar também que algumas corretoras oferecem horários de negociação estendidos em ações. Portanto, é bem possível especular sobre esses valores de curto prazo fora do horário de funcionamento do mercado.