Se tornar um líder não é algo simples. Muitos assumem esse papel, mas nunca se tornaram um líder de verdade.
Há algumas incumbências relacionadas a esta difícil missão de liderar. Entre elas, a que considero a mais difícil: saber lidar com pessoas. Imagine você ter uma equipe, com pessoas de diferentes personalidades, culturas e que receberam distintas formas educação. Seu papel é juntar esse grupo para um mesmo propósito. Bom mas se é só isso, eu consigo. Parece fácil? Não se engane, pois não é.
Outro ponto é saber se colocar no lugar do outro. Isso se chama empatia. Um líder de verdade precisa entender se sensibilizar e tentar colaborar com os seus “subordinados”. É preciso essa conexão para com o outro.
Quando um líder é delegado para essa função, muitas expectativas são lançadas para ele. Algumas boas, mas muitas também ruins. É difícil aceitar que aquele colega que estava tão abaixo da hierarquia conseguiu subir de posição. Lembre-se daquele ditado que diz “as pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor que elas.”.
Então ao se tornar um líder, não se surpreenda com as amizades que provavelmente você irá perder.
Aprenda a ouvir e aceitar críticas construtivas. Mas não esqueça: críticas construtivas são ditas por pessoas sábias, experientes e exemplares. Pessoas “tolas” falam sem nem saber o que estão dizendo. Lamento informar, mas na liderança você vai ter que aprender a ouvir muitas “bobagens” sem nada poder dizer. Não deixe as críticas des-construtivas te abalarem.
Falando em abalar, outra questão importante para se tornar um líder exemplar é a “Inteligência emocional”. Aprender a controlas suas emoções, não deixando se levar pelo momento. Ter controle e saber resolver as mais complexas situações. Saber ouvir e filtrar o que não convém.
A inteligência emocional te ajuda na tomada de decisões, ajudando a manter a calma diante de situações complexas. É através dela que você consegue conhecer as próprias emoções e saber controla-las. O gerenciamento das emoções só pode ser feito a partir do conhecimento delas. É com ele também que você adquiri a auto motivação, aprende a empatia e a relacionar-se inter pessoalmente.