Buscar a independência financeira é a meta de muitos brasileiros. Afinal, as pessoas querem lidar melhor com o dinheiro e conseguir investir além de pagar as contas. Então, veja o que isso significa e como alcançá-la.
O que significa independência financeira?
Para muitos, o pensamento “ ter independência financeira” é você ter dinheiro para gastar, sem precisar trabalhar. E com isso, se sustentar apenas de rendimento, com a ideia de viver de renda e da aposentadoria, podendo assim usar suas finanças como quiser.
Já para outros, essa frase tem o pensamento um pouco diferente, por exemplo:
- Ter o melhor e o mais recente celular;
- Comprar roupas de marcas e originais;
- Não ter apoio financeiramente de ninguém;
- Poder viajar por vários lugares durante o ano.
Veja as 4 fases para adquirir sua liberdade financeira
A intenção de muitas pessoas, em especial os jovens de hoje em dia, é chegar nesse patamar em relação às finanças. Porém, é preciso ter a clareza do que é e as necessidades para alcançar a liberdade financeira.
Após ter este pensamento, pode-se definir em que estágio você está. Bem como, quais os objetivos que serão necessários a partir disso. A seguir, veja quais são.
1ª fase – Reserva de emergência
Antes de mais nada, é necessário que você tenha uma reserva de emergência. Ou seja, nada mais é do que economizar e guardar o dinheiro suficiente para pagar seus gastos essenciais de pelo menos três meses.
Com isso, caso tenha algum imprevisto não terá tantos problemas financeiros. Então, ele pode ser usado em situações como:
- Ficar desempregado;
- Cirurgia emergencial;
- Alguma reforma residêncial;
- Gastos inesperados, por exemplo, trocar um pneu.
2ª fase – Independência financeira de contas a pagar
As pendências em aberto são os principais dificultadores para que se tenha liberdade financeira. Portanto, o primeiro passo é resolver as dívidas.Com isso, você terá mais dinheiro para guardar, porque não terá juros a pagar.
3ª fase – Ter o emprego que quiser
Nada melhor do que trabalhar no que gosta. Então, esse estágio possui a estabilidade que todos sonham, estando perto do objetivo de vida. E se caso der algo errado, você terá outra fonte de renda para se sustentar.
4ª fase – Não depender de ninguém
Já nesta etapa, a pessoa tem o livre arbítrio de viver com os lucros dos investimentos. Portanto, é necessário que gaste menos do que ganha.
Neste caso, não é mais necessário ter um emprego fixo, a não ser que você goste muito do que faz, e quer continuar ativo na área. Ou então, deseja realizar sonhos que estão na sua lista de desejo.
Independência financeira a longo prazo
Um dos maiores desafios é a liberdade ao longo prazo. Portanto, para isso você vai ter a necessidade de estipular prazos e metas.
Pensando no desejo de viver de renda daqui a 20 ou 30 anos, faça um cálculo de acordo com o padrão de vida que deseja. Assim, calcule a quantia necessária para isso acontecer, e veja os juros compostos fazendo mágica.
Investimentos indicados
Se a sua pretensão é viver de rendimentos, veja a seguir alguns investimentos indicados:
- Título pré fixados;
- CDB’s;
- Ações e fundos imobiliários.
Alcance a sua independência financeira
Agora que você já sabe o que significa, e como conseguir sua independência financeira, veja qual faz sentido para sua trajetória. Então, comece já a aportar e se organizar para viver de renda.