As regras para declaração do Imposto de Renda 2022 são sempre divulgadas pela Receita Federal, de modo a estar todas as informações necessárias presentes no site. Sendo assim, algumas mudanças são esperadas e sua data para entrega está prevista para os meses de março e abril, sem dia especificado por enquanto.
No ano passado, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, a data da declaração se estendeu mais do que o comum, com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos brasileiros em meio a tal crise. No entanto, esperam-se algumas alternâncias para 2022. A Receita Federal logo apresentará estas mudanças de forma oficial.
O que é imposto de renda 2022?
Este imposto é um tributo cobrado pelo Governo Federal em cima dos ganhos de pessoas físicas e jurídicas. Basicamente, existe uma tabela que determina o valor a ser pago conforme a renda anual. Logo, quem recebe menos, paga menos, e quem recebe mais, paga mais, procurando manter uma margem criteriosa e justa.
O imposto de renda (IR) é um imposto sobre a receita arrecadada durante um ano fiscal. Diz respeito principalmente a salários, pensões, subsídio de desemprego, rendimentos financeiros e imobiliários.
Todos estes honorários constituem um lucro líquido tributável, com base no qual o imposto é calculado após uma dedução de 10% para despesas profissionais e quaisquer encargos dedutíveis ou benefícios fiscais (poupança, reforma, pensão alimentícia, etc.).
Sendo assim, o IR é uma taxa cobrada sobre os ganhos e rendimentos do trabalhador ao longo do ano. Este valor é convertido para os cofres públicos, com o intuito de aplicar no desenvolvimento das diversas áreas sociais.
Entre estes valores, se incluem também:
- Venda de bens
- Aluguéis
- Reformas em imóveis e despesas com construções
- Salário
- Renda extra
- Ganhos em loteria federal.
O objetivo do imposto de renda 2022, além de arrecadar valores para o Governo Federal, serve como comprovação de titularidade e de legalidade. Isto é, garantia que todos seus bens foram adquiridos dentro da lei.
Quem precisa declarar?
Para pessoas físicas, está destinado o pagamento do imposto de renda 2022 aqueles que recebem igual ou superior ao valor de R$ 28.559,70 no ano de 2021.
Para pessoas jurídicas, ou seja, empresas ou grupos empresariais, o valor é calculado com base no lucro obtido durante o ano. Sendo assim, a alíquota fixa do IRPF no país é de 15% sobre o lucro apurado pela empresa, tendo ainda um adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20 mil ao mês.