Você conhece a história do Google? Entenda como a corporação ganhou todo o mundo. Aliás, hoje é um dos sites mais usados em todo o planeta e conta com diversas funções e outros aplicativos, como Drive e Meet.
O Google é uma gigantesca corporação dedicada à gestão da informação. Assim, desde seu nascimento, em 1998, desenvolveu um modelo de negócios original. Tem foco em em princípios de marketing como nenhuma outra empresa.
História do Google: o nascimento
Originalmente, o site ficava nos servidores da Universidade de Stanford. Então, foi registrado, em 1998, como uma empresa de capital fechado nos registros dos Estados Unidos.
Onde está localizada a sede do Google?
O endereço físico original da empresa era uma garagem. Assim, em 1999, o escritório do Google se mudou para Mountain View, na Califórnia. Nesse ponto, a força de trabalho já beirava os 40 funcionários.
Em 2003, a companhia se mudou pela última vez. Hoje a sede do Google está localizada em 1600 Amphitheatre Parkway, em Mountain View, Califórnia.
Como o Google ganha dinheiro?
O Google ganha dinheiro com propaganda, mas não foi sempre. Em 2000, a empresa começou a vender espaço publicitário para anunciantes que quisessem comprar certas palavras-chave.
Sua independência financeira começou em 2004, quando a empresa fez sua oferta inicial de ações. Então, a partir dali, qualquer um poderia comprar ou vender ações do Google Inc., tornando-a uma empresa pública.
Gmail
2004 é um ano importante para a história do Google. Afinal, lançam o Gmail e desfrutam de sucesso em massa como rival do Hotmail.
Além disso, o Google Local fornece mapas e direções locais, enquanto o Google adquire a Keyhole, cuja tecnologia dará origem ao Google Earth no futuro.
História do Google: lançamentos
Em 2005, lançam o Maps que chega a dispositivos móveis e publicam o primeiro vídeo do YouTube. Então, a presença móvel do Google começa a se expandir à medida que a Mobile Web Search também é lançada.
Já em junho ocorre o lançamento adequado da Terra e o lançamento da API do Google Maps. Assim, permitindo que o aplicativo integre outros sites e serviços.
Em 2007, novos sites e serviços apareceram todos os meses, incluindo itens básicos como:
- Google Talk;
- Google Analytics;
- Bem como o Google Translate;
- Google Documents;
- Street View;
- Por fim, anunciam o Google Maps para o Android.
Telefone
O T-Mobile G1 foi anunciado, em 2008, como o primeiro telefone usando Android, enquanto o Chrome é lançado no mesmo mês.
Nexus One
No início de 2010, o Google introduz o Nexus One. Ou seja, o primeiro dispositivo do Google Nexus, o que marca sua passagem de um negócio puramente baseado em serviços para um que realmente cria e fabrica seus próprios produtos em eletrônicos de consumo.
Em novembro de 2011, é lançado o Google Fiber, oferecendo velocidades de internet de gigabit a um preço mais baixo. Com isso, a empresa se tornou uma das três mais valiosas do mundo, junto com Apple e Amazon.
História do Google hoje em dia
Atualmente, o Google comercializa em todas as frentes da tecnologia. Seja como um provedor de serviços com suas entregas da Web, como um fabricante de dispositivos com Chromebooks e Nexus.
Ainda como um provedor de TI corporativo com o pacote Google Apps e até como uma empresa que explora a nova frente de IoT, bem como dispositivos domésticos inteligentes.
Por fim, até hoje a história do Google é de muito sucesso, sendo uma das empresas mais famosas de todo o mundo.