HomeHistórias de SucessoA história do Facebook

A história do Facebook

A história do Facebook é muito narrada na internet, por ser a criação de um jovem estudante de psicologia em Harvard. Então, veja como o website ganhou tanta popularidade em todo o mundo.

História do Facebook: Facemash

Nascido em White Plains, um subúrbio de Nova York, nos Estados Unidos, Mark Elliot Zuckerberg iniciou no mundo da programação aos 11 anos. Assim, em 2003, em Harvard, Zuckerberg lança um site chamado “Facemash”.

Esse site permitia que outros estudantes da Universidade avaliassem a beleza de colegas e criassem rankings entre eles. Mas, em 2004, Zuckerberg define um código para um novo website com o nome Thefacebook e conquista uma sede em Palo Alto/Califórnia. 

Já em 2005, Parker, presidente da empresa, compra o domínio facebook.com, e altera o nome da empresa Thefacebook para Facebook.  

A maior rede social do mundo 

A partir do momento em que o Facebook passou a aceitar qualquer pessoa, o crescimento da plataforma foi explosivo. Assim, de 12 milhões de usuários registrados em 2006, alcançaram 50 milhões de membros em 2007. 

Em 2008 atingiu 100 milhões de usuários, mas no ano seguinte já eram 350 milhões de usuários registrados e 132 milhões mensais ativos. Com isso, consolidando o sucesso da história do Facebook.

A chegada ao Brasil e compra do Instagram 

As páginas ganharam novos layouts no início de 2010. Além disso, adicionaram novas funções, bem como alterações ao feed de notícias. 

Ainda teve a detecção de rostos e recursos como o “Places”, um serviço de check-in similar ao Foursquare. Por fim, as enquetes também foram lançadas, mas sem muito sucesso.  

O Brasil foi alvo da rede em 2011. Então, a empresa abriu um escritório local e contratou uma equipe de 16 pessoas. Já a compra bilionária do aplicativo de fotografias Instagram foi um dos destaques em 2012. 

História do Facebook: fake News e política 

Após explodir em crescimento ao longo dos dez primeiros anos, o Facebook começou a receber muitas críticas. Bem como, sempre questionado pela influência da rede social na vida das pessoas.

Mais do que ser uma plataforma para compartilhar informações com amigos e parentes, a rede social ganhou importância no cenário político. Assim, a usaram inclusive para possível manipulação em resultados eleitorais. 

O uso do Facebook para disseminar informação também tornou-se realidade. Então, a rede social tornou-se um meio para espalhar desinformação – as chamadas fakes news.  

2022: pós pandemia Covid-19

Com um período de estagnação durante a pandemia e perda de usuários, o Facebook voltou a apresentar sinais de uma retomada em 2022. 

Mas, mesmo sendo mais “completo” que os rivais em termos de recursos, a plataforma do Facebook não tem tido boa aceitação no público jovem. Com isso, possui baixo poder de engajamento orgânico para perfis de páginas empresariais e marcas. 

Metaverso

A história do Facebook cria um novo capítulo voltado ao metaverso. Assim, propõe soluções inovadoras e tecnológicas, que vão ajudar a criar novas conexões. Por enquanto, os usuários aguardam quais serão as mudanças.

Com essa nova aposta o site pretende alcançar o público jovem. Dessa forma, recuperando seu alcance e o engajamento. Além disso, trazendo um novo universo no mundo online.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...