Conheça a história da Visa, uma das empresas mais conhecidas no setor financeiro. Então, entenda como ela alcançou o sucesso e como se deu a sua criação. Por fim, saiba ainda sua relação com os esportes.
História da Visa: o começa
Em setembro de 1958, o Bank of America lançou o cartão de crédito BankAmericard, nas cores azul, branco e dourada. O que ainda não sabiam é que mais tarde seriam adotadas pela VISA, para os consumidores terem a opção de pagar sua dívida a prazo.
A partir de 1966, por meio de acordos com bancos que operavam fora do estado da Califórnia, houve a filiação de comércios e a emissão de mais cartões.
Com o crescimento dos cartões de crédito, a maioria dos bancos regionais desistiu de seus programas independentes e somaram-se ao sistema.
Operação conjunta
Os bancos emissores do BankAmericard, em 1970, começaram uma operação conjunta sob o nome National BankAmericard Incorporated (NBI). Ela era uma empresa independente, precursora da VISA atual.
Em 1973, a NBI criou o primeiro sistema de autorização eletrônico, conhecido como BASE I. Bem como, um novo centro de processamento de informações foi inaugurado para dar mais agilidade ao processo. Assim, permitiu uma expansão fantástica.
Já em 1974, foi criado o Ibanco, uma empresa multinacional, que englobava os membros do BankAmericard. Então, destinava-se a administrar o programa de cartões internacionais.
Fora dos Estados Unidos, os bancos de alguns países se recusavam a emitir cartões associados ao Bank of America. Isso porque, se tratava de entidade bancária competidora.
A marca VISA
Em uma convenção bancária realizada na cidade de Orlando, na Flórida, no ano de 1976, o cartão BankAmericard adotou uma nova imagem com a marca VISA. Assim, mantendo suas cores tradicionais – azul, branca e dourada.
O NBI transformou-se em VISA USA e o Ibanco mudou para VISA INTERNATIONAL SERVICE ASSOCIATION.
Surgiu assim, em 1977, o BASE II, um sistema de intercâmbio que permitiu aos bancos efetuar transações eletronicamente. Então, um ano depois, o cartão VISA já era o número 1 nos Estados Unidos.
História da VISA e os cartões de crédito
Em 1979 a VISA iniciou uma forte campanha junto aos estabelecimentos comerciais com o objetivo de incentivar o cartão de crédito como meio de pagamento.
Investimentos em marketing, em novas tecnologias e em patrocínios esportivos e culturais ajudaram a tornar a marca conhecida. Bem como, a fixá-la como a preferida dos consumidores e lojistas.
Nas décadas de 80 e 90, a VISA continuou inovando. Assim, sendo responsável pelo lançamento dos primeiros cartões de crédito Premium, Smart (cartões inteligentes – com chip), pré-pagos e conquistando participação de mercado em todo o mundo.
VISA e os esportes
A história da VISA também tem grande relação com os esportes. Então, em 1988, quando a marca se tornou patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Seul na Coréia do Sul. Também vincularam-se aos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.
Outro evento esportivo patrocinado pela marca é a Copa do Mundo de Rúgbi que, desde 1995, mantém parceria com a empresa. Além disso, patrocina a liga profissional de futebol americana, conhecida como NFL.
Copa do Mundo
A partir de 2010, a VISA passou a ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo de futebol. Ou seja, os cartões de crédito, débito e pré-pagos da empresa são os únicos meios de pagamento, além do dinheiro, aceitos nos estádios da FIFA e nos quiosques de brindes dos estádios.
Por fim, também apoia a Copa Libertadores da América e Copa Sul Americana.