A história da Raia Drogasil
A história da Raia Drogasil surge da união entre as duas empresas grandes no mercado farmacêutico.
A fusão entre a Droga Raia e a Drogasil criou a maior companhia do segmento, a Raia Drogasil, chamada oficialmente RD – Gente, saúde e bem estar.
O longo processo de fusão foi iniciado em 2011, mas só foi realmente efetivado no carnaval de 2014, pelo então presidente Marcílio Pousada.
Pousada assumiu o cargo em 2013 com a missão de resolver o problema e finalizar o que os acionistas haviam planejado.
“Com os sistemas integrados, conseguimos acabar com as disputas internas e criar uma agenda de crescimento para o futuro”
Nesse período parecia estar iniciando um dos maiores ciclos de crescimento desse mercado no Brasil, e as empresas do setor buscavam força para aproveitar esse movimento.
As projeções estavam certas e a Raia Drogasil foi a que mais aproveitou essa expansão no mercado.
Se consolidando como a maior rede de farmácias do Brasil, a RD viu suas receitas crescerem 36% em dólares e 83% em reais entre 2013 e 2016.
Para entendermos mais sobre o início dessa rede tão grande, vamos voltar à fundação das duas farmácias que formaram essa história de sucesso.
A origem da Drogasil
Fundada em São Paulo, a Drogasil começou a sua história em 1935, fruto da junção de dois pequenos grupos familiares: a Drogaria Brasil e a Drogaria Bráulio.
Após dois anos, a empresa adotou o formato de rede ao se juntar com outras seis farmácias.
A Drogasil foi aumentando de tamanho no estado de São Paulo e pouco a pouco começando a atuar em outros estados do país.
Em 1977 a rede foi a primeira do varejo farmacêutico brasileiro a abrir o seu capital e passou a ter suas ações negociadas na bolsa de valores.
A origem da Droga Raia
Em 3 de agosto de 1905, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, foi fundada a Pharmacia Raia.
João Baptista Raia, um italiano que chegou ao Brasil em 1895 e decidiu abrir o próprio negócio.
A rede se expandiu pouco a pouco por São Paulo, e quase 100 anos depois, em 1999 já completava a marca de 80 lojas e mais de 750 funcionários.
No ano de 2010 a empresa continua crescendo e inovando, e abre o seu capital na bolsa de valores de São Paulo.
Após a união das duas redes a empresa dominou o setor farmacêutico e hoje seu valor de mercado é de R$ 42,339 bilhões (2021).