Conheça a história da Nike, uma das empresas mais famosas do mundo. A marca possui itens de vestuário, como tênis e roupas, e também é uma das maiores patrocinadoras de esportes, como futebol e basquete.
Como tudo começou?
Tudo começou quando Phil Knight e Bill Bowerman, em 1971, nos Estados Unidos, resolveram importar e modificar tênis do Japão para revenda.
Atualmente, a Nike é responsável por fabricar e comercializar calçados, roupas e acessórios. Assim, destacando-se como uma das companhias de equipamentos esportivos mais valiosas do mundo.
História da Nike: expansão
A Nike se expandiu internacionalmente no início em 1978, quando a companhia começou a fazer suas operações na América do Sul e na Europa.
No mesmo ano, a empresa desenvolveu o departamento de futebol, investindo em marketing esportivo com diversos atletas.
Já em 1980, a Nike criou o seu primeiro laboratório de pesquisa. Ou seja, o segmento da empresa responsável por análises e testes de ergonomia e biomecânica para o desenvolvimento de novos produtos.
Ideias rejeitadas
Mas nem tudo são flores, no início, as ideias de Bowerman e Knight foram rejeitadas pelo mercado esportivo da época. Mas, isso não foi motivo para desânimo. Afinal, os empresários continuaram com seus planos e dominaram o mercado.
Nike no Brasil
A história da Nike no Brasil começa em 1988, com o consagrado slogan “Just do it”. Mas foi só em 2008 que a companhia abriu sua primeira loja própria em solo brasileiro. Hoje, a empresa conta com mais de 50 lojas no país.
Naquele momento, as fabricantes japonesas tinham invadido os Estados Unidos com câmeras baratas, mas de boa qualidade, roubando a participação das marcas alemãs.
Depois de formado, Knight se mandou para o Japão com Bowerman e conseguiram convencer Onitsuka Tiger a ser uma distribuidora de calçados de corrida nos EUA.
Com o nome de Blue Ribbon Sports, o objetivo era criar uma alternativa ao domínio da Adidas, onde criaram o modelo Cortez, peça da Tiger mais vendido de 1968.
Alavancagem da marca
No ano de 1988 foi criado o slogan “Just Do It”, que tem como conceito incentivar o esporte amador. Ou seja, mostrando que não é preciso ser o melhor para fazer algo: apenas faça. Assim, tornando-se um dos melhores slogans americanos do século XX.
Em 1990, teve a criação da primeira loja-conceito: a Niketown. Então, com ambientes tematizados, passava ao cliente o máximo de informações sobre esporte, produtos e esportistas patrocinados pela empresa, além do conforto, é claro.
Entre 1993 e 1997, a Nike enfrentou uma forte crise após ser acusada de usar mão de obra infantil no continente asiático, a fim de facilitar seu plano de expansão. Isso provocou uma grande queda nas vendas e no seu faturamento.
Mas a empresa conseguiu reparar os danos à sua imagem.
Sucesso na Copa
A história da Nike tem muita relação com o futebol. Aliás, o maior artilheiro das Copas, Ronaldo Fenômeno, foi o primeiro jogador de futebol a ter contrato vitalício com a empresa, em 1994.
Dois anos depois, Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Já em 2002, o craque levou o Brasil ao pentacampeonato mundial.
Após ter anunciado sua aposentadoria, o jogador continua rendendo à Nike o equivalente a um milhão de dólares por ano.
Tudo isso fruto de patrocínios e publicidade, sendo realmente o fenômeno do marketing esportivo.