Conheça a história da Intel, marca referência em tecnologia. Assim, saiba como conquistou o mercado com seus microprocessadores cada vez mais tecnológicos. Bem como, veja quem foram os fundadores.
História da Intel
A Intel foi fundada em 1968, nos Estados Unidos, por Robert Norton Noyce e Gordon Earle Moore sob o nome de NM Electronics.
Essa empresa nasceu do desejo de seus fundadores desenvolverem uma opção para a memória dos computadores com base na tecnologia de semicondutores.
Hoje, a Intel é uma das principais fabricantes de processadores, tecnologias de memória, nuvem, Internet das Coisas e conectividade 5G.
Construir um mundo melhor
De acordo com a empresa, a missão da Intel é construir um mundo melhor. Assim, utilizando a Lei de Moore para oferecer dispositivos inteligentes e conectados para todas as pessoas.
Para isso, a empresa tem entre os seus valores a inovação, liderança, diversidade e inclusão.
Com uma equipe global com mais de 100 mil funcionários em 58 países, o compromisso da empresa é desenvolver soluções para os maiores problemas do mundo. Então, criando a tecnologia do futuro.
História da Intel e a era do computador pessoal
Em 1983, alvorecer da era do computador pessoal, os lucros da Intel vieram sob a pressão aumentada dos fabricantes japoneses de circuitos integrados de memória. O então presidente Andy Grove resolveu dirigir a companhia com foco nos microprocessadores.
Um elemento chave de seu plano era a intenção, considerada então radical, de transformar-se na única fonte para os sucessores do popular microprocessador 8086.
Lançaram o processador 8088, que fez um grande sucesso para os computadores recém-lançados da IBM, os primeiros PC´s.
Intel no Brasil
A companhia conta com clientes em mais de 120 países, sendo responsável por 80% do mercado de microprocessadores. Aliás, a empresa chegou ao Brasil em 1987, com a instalação de sua sede na América Latina na cidade de São Paulo.
Desde que chegou no mercado brasileiro, a Intel vem trabalhando para o desenvolvimento e distribuição de tecnologias que possam melhorar a vida de pessoas, empresas, governos e instituições locais.
Durante os anos 90, a Intel investiu pesado em novos projetos, promovendo o rápido crescimento da indústria de computadores.
Então, neste período a Intel se tornou o fornecedor dominante para PCs e era conhecida por táticas agressivas e anticompetitivas em defesa de sua posição no mercado.
Em especial, contra a AMD (Advanced Micro Devices). Bem como, uma luta com a Microsoft pelo controle da direção da indústria de PCs
Evolução
Em toda a história da Intel a empresa trabalhou na evolução de processamento com o Core Duo, Dual Core e Core 2 Duo.
Na década de 90 foi criado o Intel Inside, um selo de qualidade da empresa para destacar que o computador usava processador da marca e não de seus concorrentes, como a AMD.
Seu último lançamento, em 2015, foi a sexta geração dos processadores Intel Core, o Skylake. Então, seus chipsets são os preferidos dos gamers por serem bons para jogos.
Números da Intel
A sede da Intel fica em Santa Clara, Condado de Santa Clara no estado da Califórnia, Estados Unidos. A empresa também possui instalações em diversos países, por exemplo:
- China, Costa Rica e Malásia;
- Brasil, Israel e Irlanda;
- Índia, Filipinas e na Rússia.
Nos Estados Unidos, a Intel emprega mais de 45 mil funcionários. Assim, em locais como Colorado, Massachusetts, Arizona, Novo México, Oregon, Texas, Washington, e Utah.