HomeHistórias de SucessoA história da IBM

A história da IBM

A seguir você vai conhecer a grande história da IBM, empresa pioneira quando o assunto é tecnologia. Então, veja como a International Business Machines Corporation começou e qual é sua atuação no Brasil.

História da IBM: entenda o começo

A origem da IBM começa no ano de 1911, com o empresário Charles Flint, unindo três empresas em uma. Assim, criando a CTR – Computing Tabulating Recording Company. 

Quando iniciaram, a CTR vendia produtos diversos, desde balanças comerciais a relógios. Ao todo, haviam 1300 pessoas trabalhando na empresa. Aliás, não ter um produto específico ajudava bastante. 

Isso porque, quando um produto caia nas vendas, outros compensavam. Com isso, os números cresciam ainda mais. 

Como tinham muita demanda, e não estavam conseguindo cuidar da parte de gestão, decidiram chamar uma pessoa para ajudar a empresa. Então, surge Thomas J. Watson, que já trabalhava com máquinas registradoras e acabou se tornando gerente no ano de 1914. 

Ele era um bom gestor, o que ajudou a marca a crescer. Portanto, pelo seu bom trabalho, tornou-se presidente da empresa.

IBM x Brasil

Quando a IBM resolveu expandir internacionalmente, ela escolheu o Brasil como sede. Então, o primeiro escritório foi inaugurado em 1917 na cidade do Rio de Janeiro, auxiliando nos serviços públicos. Por exemplo, o censo, que utilizaram as máquinas da CTR.

Nas décadas seguintes, a IBM aproveitou a quebra da Bolsa de Nova York para expandir a empresa. Mas, o seu avanço tomou uma visão diferente quando iniciou a Segunda Guerra Mundial, porque a empresa foi acusada de ajudar o lado alemão com as tecnologias. 

No entanto, depois explicaram os fatos. Assim, o que aconteceu é que as tropas alemãs tinham dominado a sede da IBM e esta, não teve escolha alguma. Portanto, precisaram disponibilizar os maquinários para as forças inimigas. 

Por outro lado, Watson ajudou os Estados Unidos com todas as novas calculadoras à disposição.

O computador mais poderoso do mundo

Após fases de altos e baixos, a década de 50 vem recheada de crescimentos e inovações. Assim, a história da IBM começa o seu sucesso. Então, veja alguma de suas criações:

  • IBM 701: primeiro computador científico comercial;
  • IBM 650: primeiro computador produzido em grande quantidade;
  • NORC: computador usado pela Marinha, sendo chamado de “O mais poderoso do mundo”.

A chegada do PC

O PC foi o maior lançamento e crescimento da IBM, que foi chamado de: IBM Personal Computer. Ou seja, nada mais era do que um computador para uso doméstico. Portanto, as pessoas conseguiam ter aquele equipamento dentro de suas casas.

Elas podiam adquirir o PC por 1500 dólares na época. Dessa forma, a IBM se tornou a principal empresa a fornecer essa tecnologia, com o auxílio da Microsoft, que nesta fase não era tão poderosa.

História da IBM: centenário

No ano de 2011, a IBM completou 100 anos e para comemorar, foi revelado um computador com tecnologia cognitiva. Então, se aproxima a inteligência artificial, porque era possível o entendimento de diferentes linguagens e criação de opiniões e hipóteses. 

Nos dias atuais, a IBM atua no setor de segurança, educação e até mesmo, promovendo tecnologias para a área meteorológica. Contudo, deixa um legado insubstituível para a tecnologia, que nunca terá fim.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...