Conheça a história da Ferrari e o crescimento da incrível marca italiana de carros esportivos de luxo. Aliás, ela encanta os corações dos apaixonados por veículos automotivos. Ela é a marca mais poderosa no ramo.
História da Ferrari: como tudo começou
A marca Ferrari teve início, de fato, em 1947, sendo reconhecida como uma empresa que fabricava carros, com o lançamento do 125S, com motor V12. No entanto, a grandiosa marca de luxo, teve seu primeiro carro feito em 1940, por Enzo Ferrari.
O nome da marca vem em homenagem a Enzo. Com modelos sofisticados, foi ganhando êxito na década de 50. Aliás, seus velozes carros fazem parte de uma equipe de corrida, que até hoje é a equipe mais antiga a competir nos torneios mundiais.
A Ferrari não teve um início glorioso, como tem nos dias atuais. Isso porque, em 1960, logo após os seus dias de glória, ela passou por uma grande crise. Inclusive, a Ford tentou comprá-la, mas a venda não se efetivou.
FIAT x Ferrari: o que as duas têm em comum?
Com a crise, no ano de 1969 a FIAT adquiriu metade da empresa Ferrari. Então, após 20 anos, já tinha 90% dela sob seu domínio, conquistando um grande patrimônio de valor.
Mas apesar dos seus ganhos, a FIAT, em 2014, decidiu separar as empresas, criando assim o Grupo Ferrari em 2015. Com isso, 10% das ações da FIAT foram colocadas na Bolsa de Valores de Nova York.
Já o restante foi distribuído aos acionistas. Por fim, os 10% restantes da empresa, foi mantida como posse de Piero Ferrari, concluindo assim, a separação das empresas.
Qual o carro mais caro da história da Ferrari?
A poucos anos atrás, em 2018, o carro denominado por 250GTO, feito no ano de 1964, foi considerado o carro mais caro da história da Ferrari. Aliás, não apenas dela, mas também de outras empresas. Assim, foi vendido por 70 milhões de dólares.
História da Ferrari: entenda o logo
Todos que já viram uma Ferrari, lembram do Cavallino Rampante, o logo do cavalo preto, símbolo da marca. Então, o equino era o logotipo de um avião da força aérea italiana, chamado Francesco Barraca, que por sua vez, era dono de um grande número de cavalos.
Enzo Ferrari, em 1923, quando a marca nem estava consolidada pelo fabricante, se encontrou com a mãe desse aviador. Ele disse que o símbolo traria sorte e que seria ideal colocá-lo na marca do carro. E hoje, é uma das empresas mais famosas do mundo.
Por que os carros mais famosos da marca são vermelhos?
Quando se pensa em História da Ferrari, os carros vermelhos são a primeira lembrança. Mas isso se dá por um fato antigo, relacionado a Federação Internacional de Automobilismo.
Antigamente, ela obrigava as equipes italianas a adotarem carros vermelhos para poder participar das corridas. Então, como a marca teve grande destaque nas competições, todos começaram a associar a cor vermelha com a Ferrari.
Além disso, os seus carros mais caros e mais procurados são dessa cor. Assim, virou fator determinante do sucesso de vendas da empresa.
A história da Ferrari e a Fórmula 1
Em relação às corridas, a Ferrari teve sua primeira conquista na Fórmula 1, no ano de 1951. O piloto em questão foi o Jua Manuel Fangio. Mas apesar da grande vitória e alegria de Enzo Ferrari, ele também teve a perda de seu filho, no mesmo ano.
Nos dias atuais, a Ferrari é uma das maiores marcas de corrida do mundo e se destaca pelo luxo e valor. Aliás, a equipe de automobilismo é reconhecida pela imponente Scuderia Ferrari, que é sempre bem colocada na Fórmula 1.