HomeHistórias de SucessoA história da Adobe

A história da Adobe

Conheça a história da Adobe, empresa que cria programas, por exemplo, de edição de imagens e vídeos. Aliás, você certamente já deve ter usado uma de suas criações. Então, saiba mais sobre a marca.

História da Adobe: o início

A Adobe foi fundada em dezembro de 1982, por Charles Geschke e John Warnock. A história da empresa teve seu início na garagem do Warnock e a esposa dele foi a designer responsável pelo “A” estilizado da logo que é usado até hoje. 

Na primeira versão era em azul com o nome completo, só depois que adotou-se o “A” sozinho em vermelho. Aliás, o nome da empresa veio de um córrego chamado Adobe, que passa pelo condado de Santa Clara, na Califórnia.

Warnock era engenheiro na Xerox com um currículo de respeito. Então, ele foi presidente da Adobe por dois anos, CEO por 16 e se aposentou em 2000. 

O Geschke era membro do lendário Xerox Palo Alto Research Center, o PARC, um dos laboratórios mais importantes da história da tecnologia. Assim, ele chefiou as operações da Adobe por oito anos, foi presidente por 11 anos e se aposentou junto com o colega. 

Contudo, mesmo aposentados, os dois ainda hoje são da mesa de diretores.

Companhia de softwares

Antes de iniciarem toda a história da Abode, eles pensaram em abrir um serviço de fotocópias e outro de impressão para escritórios. Mas uma companhia de softwares foi a escolha final.

O primeiro produto saiu no ano da fundação e você pode não conhecê-lo de nome, mas sem ele você não imprimiria nada tão facilmente. 

A PostScript é uma linguagem de programação que ajuda um aparelho a disponibilizar informações de forma visual. Ou seja, ele descreve o posicionamento de letras, símbolos e figuras numa folha digital. 

Dessa forma, a PostScript foi baseada na Interpress, uma linguagem de descrição da Xerox que a companhia não quis popularizar.

PostScript

Antes do PostScript, as impressoras matriciais que desenhavam com pontos as figuras na página eram as mais usadas. Além disso, tinha as plotters, que eram mais especiais e caras. Mas, contavam com alta resolução e eram para resultados mais gráficos. 

Foi com essa criação que as impressoras interpretavam e processavam todos os comandos no editor de texto e padronizavam a impressão em papel. Aliás, ele foi o primeiro internacionalmente usado.

A PostScript era domínio público, mas o software interpretador era vendido pela Adobe. Em dois anos, a receita já era de mais de 2 milhões de dólares. Aliás, a Apple foi uma das primeiras parceiras e lançou em 85 a LaserWriter, primeira impressora da marca.

Steve Jobs tenta comprar a Adobe

Steve Jobs fez uma oferta para comprar a Adobe, mas não obteve sucesso. Além disso, a empresa lançou as fontes digitais Type 1. Em seguida, a Apple apresentou uma rival, a TrueType, licenciada para a Microsoft. 

Jobs virou um crítico pesado da Adobe mais pra frente. Por fim, em 1986, a Adobe faz uma oferta pública de ações em Wall Street e decola. No ano seguinte, mais de 400 softwares já suportavam o PostScript.

História da Adobe hoje em dia

Nos dias atuais a empresa é conhecida por seus softwares. Então, entre os principais está o Photoshop, que permite a edição de imagens. Além disso, todo o pacote de produtos Abode são muito usados por todo o mundo.

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...