Mesmo sendo fundos de segmentos diferentes, optar por HGLG11 ou KNRI11 é comum entre investidores. Isso porque os dois fundos imobiliários são bem parecidos na questão de histórico e gestão.
Enquanto o HGLG11 é logístico puro, o KNRI11 é o que chamamos de híbrido.
Um fundo híbrido é um fundo que divide seu portfólio entre tipos diferentes de fundos imobiliários. No caso do KNRI11, ele tem imóveis logísticos e lajes comerciais.
Dito isso, consigo iniciar a resposta para a pergunta de qual dos dois é o melhor fundo imobiliário.
Isso porque comparar fundos diferentes é sempre um problema, afinal cada fundo imobiliário pode e deve trazer resultados diferentes à carteira do investidor.
Ao comparar a rentabilidade, temos o seguinte resultado para os dois fundos:
Com apenas 3 meses de diferença de idade, o HGLG11 entrou um resultado considerável além do KNRI11.
Mas o resultado passado não garante resultado futuro, ajuda na análise mas naturalmente não pode garantir que continuará assim.
E a real é que nem nós mesmos conseguimos analisar esses pontos e garantir nada.
Entre os dois fundos, eu prefiro ter os dois.
Caso fosse obrigado a comprar apenas um, optaria por HGLG11, mas isso somente baseado no meu gosto particular por logísticos.
HGLG11 ou KNRI11, tanto faz. O que importa é receber dividendo com segurança!
O HGLG11 é gerido pela CSHG que pra mim é uma das melhores ou a melhor gestora do mercado de fundos imobiliários brasileiro.
O KNRI11 é gerido pela KINEA, que é uma das melhores e está lado a lado com a CSHG. A KINEA é uma empresa Itaú e o banco utiliza da gestora para oferecer serviços aos seus clientes bancários.
Os dois fundos mantém históricos limpos de resultado e boas práticas.
As emissões são sempre bem feitas e alocadas de forma rápida, quase não impactando em anda o resultado das cotas já existentes.
Nesse quesito o KNRI11 pode perder pontos para os investidores que gostam de participar de emissões, afinal o fundo só libera suas emissões para clientes Personalité Itaú.
Como eu não participo muito de emissões, acaba não sendo um problema pra mim.
E é bom deixar claro o seguinte sobre as emissões, fundos bons e que fazem boas emissões você não precisa nem participar para receber benefícios. Estes fundos não emitem abaixo do VP e quase sempre emitem acima, ou seja, não participar da emissão te dá mais dinheiro, independente da participação.
A diversificação dos dois fundos
Sabemos que a diversificação é importante, nesse caso o KINEA levaria pontos a mais.
O fato de ser híbrido dá a liberdade do fundo investir em bons imóveis, independente do segmento que estão inseridos.
O fundo tem uma diversificação em quantidade de ativos bem próxima ao HGLG11, mas mantém mais imóveis comerciais em lajes e isso dá um plus para os que gostem de diversificação.
Por qual optar?
Eu sinceramente prefiro manter os dois em carteira, ótimos fundos e com ótimas gestoras.
Os dois são muito próximos, seja em risco ou qualidade.
Enquanto um mantém ativos logísticos, o outro mantém também comerciais e isso ajuda na carteira como um todo.
O fato dos dois terem histórico de mais de 10 anos entregando resultado ajuda na decisão e opção por eles na troca de outros mais novos que ainda não se provaram.
Ótimos fundos, ambos.