HomeNotíciasFicar rico: 4 regras essenciais para o sucesso!

Ficar rico: 4 regras essenciais para o sucesso!

Se você tem vontade de ficar rico e fazer o que for preciso para que isso aconteça, existem algumas atitudes que ajudarão a garantir um futuro confortável. Esses são simplesmente bons hábitos a serem adotados para cuidar do seu dinheiro. Porque, muitas vezes, nossa renda sangra sem perceber. Estamos em uma sociedade onde nunca houve tanto dinheiro e riqueza. 

Regra 1 para ficar rico: economize

Então, sim, isso pode parecer bobo. No entanto, se fosse tão simples, por que a maioria das pessoas não o faz? Muito simplesmente porque eles não decidem fazê-lo. É uma escolha. O primeiro passo para ficar rico é poder economizar! Dependendo da sua capacidade e mesmo com 10 reais por mês esta é uma escolha.

Economizar é um estado de espírito

Você pode pensar que uma quantia tão pequena quanto 10 reais por mês é ridículo, mas há três coisas a considerar:

Em primeiro lugar, estas pequenas quantias se acumulam e ainda acaba por ter poupado 600 reais em 5 anos ou 1.200 reais em 10 anos. Aqui está o que substituir certos objetos do cotidiano que têm vida útil ou obsoleta (telefone, computador, eletrodomésticos) e que sempre quebram no pior momento, a lei de Murphy obriga!

Em segundo lugar, você deve saber que ser econômico é um estado de espírito. Se você não economiza nem mesmo R$10 por mês, não é porque não tem esse dinheiro. É porque você não está fazendo um esforço consciente para colocá-lo de lado. Você verá que assim que adquirir este hábito, será automático e você poderá economizar quantias maiores.

Finalmente, existe um mecanismo peculiar à natureza humana que, quando o dinheiro está disponível, muitas vezes acaba sendo gasto! Não necessariamente mal gasto ou desperdiçado, mas gasto de qualquer maneira, e por coisas que muitas vezes poderíamos ter feito sem.

Os três tipos de economia de que você precisa para ficar rico

Portanto, aqui está a primeira coisa a fazer para evitar isso:

  • Guarde 10% de sua renda mensal na poupança de emergência,
  • Garanta 10% de sua renda mensal em poupança de longo prazo,
  • Ajuste de lado 10% para doar (associações, instituições de caridade).

Em outras palavras, você deve aprender a viver com 70% de sua renda.

A economia de alívio irá atendê-lo no caso de um golpe duro, o outro permitirá que você viva mais tarde. 

Não é tanto a taxa de remuneração da caderneta de poupança que conta (de 2,5 a 5% para ter apoio livre de risco), mas sobretudo para começar imediatamente e continuar regularmente.

Pague-se primeiro, um conceito chave para ficar rico

Portanto, pague-se primeiro quando seu fluxo de caixa mensal chegar. Sirva-se primeiro e depois veja o que resta para seus credores. É uma maneira de ver as coisas que mudará sua perspectiva sobre o orçamento e a maneira como você administrará seu dinheiro.

Na hora de pagar o aluguel, você não diz para si mesmo “este mês não posso pagar ao locador porque tenho que dar um presente para o meu primo que vai se casar”. Você integrou esses tipos de itens em seu orçamento familiar e adapta suas despesas ao dinheiro que sobrou depois de pagar seus credores. 

Se seu laptop estragar em junho, não há razão para não pagar seus impostos. Você administrará com seu smartphone até julho. Você apenas tem que fazer o mesmo com suas economias para não ter desculpas no final do mês.

Com o tempo e a sua situação melhorando, você pode até viver com 60% da sua renda e dedicar 10% à acumulação de poupanças para investir ou realizar um projeto que lhe agrada.

Regra 2 para ficar rico: não perca dinheiro

Novamente, pode parecer fácil, mas pense nisso. Você se esforçou para ganhar seu dinheiro e um esforço extra para ter sucesso na economia. Seria uma pena fazer um mau investimento agora e perder dinheiro procurando ficar rico.

Invista para ficar rico sim, mas não de qualquer maneira. Se não sabe como investir, comece por colocar as suas poupanças em suportes seguros.

Há uma diferença entre investir no mercado de ações e jogar no mercado de ações. Considero o mercado de ações um verdadeiro pilar de investimento. Ele pode fornecer uma renda regular e paga muito melhor do que uma conta poupança. Mas não escolhemos as ações que vamos comprar à medida que marcamos os números na grade da loteria. Não é uma estratégia lucrativa (nem mesmo é uma estratégia).

Se você deseja investir no mercado de ações para fazer com que o dinheiro que reservou funcione, eduque-se e eduque-se primeiro. Existem muitas abordagens, mais ou menos arriscadas e mais ou menos demoradas. A ideia aqui é precisamente não correr riscos imprudentes. Não aposte seu dinheiro, é tão fácil perdê-lo. Fique em áreas onde você tem controle e opte por técnicas sólidas e lucrativas.

Pare de pagar por serviços bancários

Mas não é apenas como você investe seu dinheiro que você pode perdê-lo. São muitos gastos mensais e anuais que você acaba nem prestando atenção e ainda assim são uma verdadeira hemorragia. Esse é normalmente o caso de serviços bancários pagos. Se o seu banco cobra uma taxa de gerenciamento anual, é hora de alterá-la. 

Existem muitos bancos, especialmente online, que oferecem essas operações simples de graça, enquanto os bancos tradicionais começaram a cobrar por elas. Isso também se aplica à comissão de seu cartão de crédito, os custos de transferências, retiradas de dinheiro em caixas eletrônicos de outras marcas, etc.

Estamos tão acostumados que consideramos quase normal, principalmente porque dizemos a nós mesmos que os valores não são tão importantes. Mas acumulam-se pequenas quantias, sem falar que também é um estado de espírito: não deixar roubar o seu dinheiro a pretexto de que não é muito.

Na mesma linha, dê uma olhada nos pacotes que você assinou e faça um inventário. É muito provável que você não use três quartos dos serviços incluídos em seu pacote e que aqueles que você usa são gratuitos em outro lugar ou mais baratos à la carte.

Regra 3 para ficar rico: viver sem crédito

Atualmente a tendência é de endividamento. Como nosso país, cada vez mais famílias estão endividadas. Uma das melhores maneiras de acabar com a pobreza é endividar-se.

O único crédito que uma família deve ter é a moradia. Mesmo quando os preços estratosféricos atuais tiverem deflacionado, isso ainda será verdade, porque a habitação é uma compra importante. Fora isso, se você economizar regularmente, não precisará recorrer a crédito (mesmo e principalmente para um carro).

Comece a pagar suas dívidas

Você nunca ouviu seus avós dizerem “Quem paga suas dívidas fica mais rico”? Conselho muito sábio! O primeiro passo é livrar-se dos empréstimos contraídos: saldar suas dívidas e não iniciar novos empréstimos. Pode parecer mais fácil falar do que fazer. Mas se você aceitar essa possibilidade e mesmo que sua situação financeira seja delicada, é um objetivo muito atingível.

Se você tiver vários empréstimos com taxas de juros diferentes, deve estar se perguntando por onde começar. Existem duas estratégias principais para isso. Ou você paga o que está custando mais a você primeiro (dependendo do valor e da taxa de juros que se aplica a isso), ou paga a menor quantia devida primeiro. 

A primeira abordagem visa reduzir o montante geral de juros que você estará pagando e, portanto, perder o mínimo de dinheiro possível no total. A segunda abordagem tem um efeito psicológico especialmente encorajador, pois você verá o número de dívidas diminuir mais rapidamente.

Economizar

Então, como mencionado acima, você precisa criar economias de precaução. É nessa economia que você pode sacar para lidar com imprevistos, como um grande conserto de um carro, por exemplo. Onde antes você poderia ter recorrido a um empréstimo, agora você terá suas economias de emergência para poder lidar com esses inconvenientes com mais calma.

Pare de comprar com crédito

Por fim, se você está acostumado a pagar outras coisas a crédito, como TV, academia, férias, etc., todas aquelas coisas que não são essenciais, mas que melhoram o seu dia a dia, precisa mudar seus hábitos de consumo. É importante não pagar essas compras de prazer a crédito. Porque, na verdade, eles custam muito mais do que o preço, por causa das taxas de juros muito altas. Nesse caso, escolha itens de segunda mão ou economize especificamente para essas despesas e espere até ter coletado a quantia antes de comprar.

 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...