E assim vai aumentando a cada dia mais as opções no mercado financeiro, né? Além disso, alguns times da Europa estão utilizando o mercado de fan token, como Milan, Juventus e Barcelona já estão aproveitando e lançando seus próprios ativos digitais, por exemplo.
E aqui no Brasil não está sendo diferente, os times estão vendo uma ótima oportunidade para atrair mais os torcedores nesse mundo do mercado financeiros e estão realizando as mesmas ações dos times europeus.
Além dos times de futebol, o mundo esportivo em si está animado com as novas tecnologias. Principalmente algumas equipes da Fórmula 1 que também lançaram as moedas digitais no ano passado.
O que é Fan Token e como surgiu?
Com muitas coisas surgindo no meio digital, é normal algumas dúvidas surgirem. Os tokens são ativos do mundo digital criado em uma rede de Blockchain.
Os fan tokens são ativos digitais que surgiram e conectam as pessoas que investem nesse ativo no mercado financeiro a partir de times e até alguns artistas de forma simples e que vai sendo efetivo.
E com isso, surgiu o fan token que foi lançado pela plataforma Socios.com, tendo como parceiros da plataforma os grandes times europeus, fazendo com que gere engajamento e faça os investidores e fãs mais próximos do mercado.
E não que isso vem dando certo? A tecnologia é cada vez mais utilizada por clubes brasileiros para fazer com que o torcedor conecte-se com a equipe e assim aumente a renda.
Pra ter uma idéia, o primeiro clube brasileiro a lançar um fan token foi o Atlético Mineiro, o famoso Galo, que em uma venda que era de 850 mil unidades, gerou um faturamento de US$2 milhões.
Qual o intuito desses ativos?
Neste mundo dos criptoativos, um token tem como intuito compor algum ativo que possua um valor de mercado.
Porém, esses ativos variam, eles podem ser:
- Obra de arte;
- Música;
- Participação em uma equipe de Fórmula 1;
- E também em uma equipe de futebol.
Sendo assim, é um token que tem a representação no mundo digital. E com isso, se colocarmos esse token em uma rede Blockchain, também funciona como um criptoativo, como se fosse um contrato, que só aquela pessoa possui.
Dentro dos clubes esportivos, os torcedores que possuem o fan token tem como vantagens, prêmios e descontos nos ingressos, por exemplo.
Mas uma coisa que chamou muita atenção dos investidores é poder participar das decisões que precisam ser tomadas sobre o clube, em relações menos burocráticas, porém pode ter intervenção nas:
- Pinturas e desenhos nos ônibus do clube;
- A música que toca diante do estádio de futebol;
- E como escolher a camisa nova do seu time de coração.
A diferença de um sócio tradicional que existem nos times, que é identificado usando a carteirinha, é necessário pagar a mensalidade para ter os benefícios.
E é nisso que está a diferença do produto digital que é a fan token, além de ganhar muito mais benefícios, consegue ter mais participação dentro do clube do que os tradicionais.
Vale a pena investir e ter um fan token?
Por ser uma coisa nova no mercado, o principal objetivo de um fan token não é pensar na valorização. Mas sim, o que pode te proporcionar como dono dela. E assim, não pensar que esse ativo seja uma moeda digital, por exemplo, e que vai ser uma reserva de valor.
Então, quem investe em Fan toke precisa ter como visão o acesso de poder junto ao seu time.
E é sempre bom lembrar que a valorização desse ativo fique em segundo lugar, quanto mais adquirirem essa nova tecnologia, esse lado do mercado financeiro crescerá e a demanda ficará maior pelo token.
Logo, maior será a tendência a valorização. Então, pensando em longo prazo, estude bem este mercado para poder investir em fan token.