“O termo “ação meme” ou “ meme stocks” foi criado recentemente referindo-se a qualquer empresa de capital aberto que está se beneficiando de um movimento de união de investidores comuns (de varejo) que usam as redes sociais para aumentar o interesse pelos papéis da empresa.
São ativos de altíssimos riscos que não garantem nenhum rendimento certo. São empresas sem valor fundamentalistas, mas que as pessoas compram por acreditar que irão subir. Geralmente são comentadas em redes sociais como, Facebook ou Twitter.
A ação meme ganhou até imagem, que consiste em um homem de terno, com cabeça modelada em 3D, à frente de um painel azul que exibe um gráfico de crescimento em ações e investimentos, acompanhado da palavra “Stonks”. O meme foi criado com o objetivo de brincar com o mercado financeiro e representar ideias que parecem ser geniais e até mesmo irreais, mas que podem trazer prejuízos.
A palavra “Stonks” deriva de “stocks” (“ações de investimento”, em inglês), escrita de forma propositalmente errada, sem possuir uma tradução literal. A imagem teve sua primeira aparição registrada em 5 de junho 2017, na página americana “Special Meme Fresh”, no Facebook. Nos meses seguintes, começou a ser publicada no YouTube, no Reddit e no Imgur, até ganhar popularidade maior, no final de 2019.
De forma geral, o meme é usado em situações financeiras que têm um resultado desagradável, muitas vezes com ironia ou envolvendo situações próprias que não tiveram êxito econômico. O meme também é uma maneira bem-humorada de se referir às próprias ações de investimento, especialmente quando elas sofrem queda.
O Stonks ganhou variações para indicar sentidos opostos ao original. O principal deles é o “Not Stonks”, para atos que resultaram em ações especificamente negativas. Também há o “Super Stonks”, quando uma atitude é extremamente positiva, e o “Confused Stonks”, quando as ações não fazem muito sentido.