HomeInvestimentosFalando de FIIs: Fundos de papel x fundos de tijolos

Falando de FIIs: Fundos de papel x fundos de tijolos

Chegou a hora de explanar um pouquinho os fundos imobiliário e para isso precisamos entender sobre Fundos de papel x fundos de tijolos.

Fundos imobiliários são investimentos de renda variável que atuam no setor imobiliário, seja adquirindo imóveis propriamente ditos, ou ativos financeiros relacionados ao mercado imobiliário.

Se tratando dos FIIs, eles podem ser divididos em dois tipos: os chamados fundos de tijolo e os fundos de papel.

Fundos de Papel

Fundos de Papel, também chamados de Fundos de recebíveis imobiliários, são formados por títulos ou valores mobiliários ligados ao setor imobiliário. Apesar de investir no mercado de imóveis, esse fundo investe em papéis e títulos – geralmente de renda fixa que apresentam uma rentabilidade maior que o CDI.

O lucro nessa modalidade de investimento vem dos juros, ou seja, o objetivo desse tipo de fundo é lucrar com o pagamento de juros em função de investimentos em papéis imobiliários, como: CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), Letras Hipotecárias.

Essa pode ser uma alternativa muito interessante para o investidor que está avaliando outros produtos além da renda fixa tradicional. Por realizarem investimentos em ativos de renda fixa, os fundos de papel são considerados menos arriscados.

Vantagens x Desvantagens

A principal vantagem para o investidor é o menor risco de mercado em que os imóveis estão sujeitos.

Outra vantagem de investir em fundos de papel é a diversificação da carteira de investimentos.

Temos ainda a vantagem da liquidez e isenção de imposto de renda em cima dos rendimentos. Ao realizar o resgate, o investidor deve esperar 3 dias úteis para liquidação e já terá em mãos o seu dinheiro livre de impostos.

A desvantagem é que, ao ser obrigado a aplicar em ativos de renda fixa e distribuir 95% dos seus retornos mensais, o valor patrimonial dos fundos de recebíveis não passam por alterações. Logo, para que o patrimônio aumente, é necessário que parte dos rendimentos seja reinvestida. Por fim, temos ainda a desvantagem da cobrança de taxas de administração e performance.

Fundos de Tijolo

Os fundos de renda ou de tijolo são focados em destinar o capital para a aquisição de imóveis físicos. Eles são formados por imóveis rurais ou urbanos, com fins comerciais ou residenciais.

Ao investir nessa modalidade, você aplica o seu dinheiro em galpões logísticos, shoppings, agências bancárias, lajes corporativas e mais.

Os fundos de tijolo são ativos muito atraentes para quem está interessado em investir na renda variável, mas quer se expor em ativos de menor volatilidade.

Esses fundos tem o objetivo de comprar imóveis para lucrar com o seu aluguel ou venda. Normalmente, cada fundo de tijolo atua em um setor específico, como por exemplo, shopping Center e hospitais.

Quais os Tipos de Fundos de Tijolo?

Existem FIIs dos mais variados tipos, e com os FIIs de tijolo não é diferente: é possível encontrar os mais variados tipos de imóveis em suas carteiras.

As seis principais modalidades dos FIIs de tijolo são as seguintes:

  • Lajes Corporativas;
  • Galpões Logísticos;
  • Shopping Centers;
  • Agências Bancárias;
  • Segmento Educacional;
  • Híbridos.

Vantagens x Desvantagens

As principais vantagens nessa modalidade de investimento:

Liquidez. Em poucos dias, o investidor adquire ou aliena sua participação indireta em certas propriedades.

É um investimento de Renda passiva, onde o investidor não terá gastos em longo prazo, como no caso de possuir um imóvel próprio para aluguel.

Possui baixo investimento inicial. Se o investidor decidisse construir uma casa para alugar, teria um gasto bem alto inicialmente. Investindo em fundos de tijolos ele pode começar a investir com menos de 100 reais.

Com menos gasto inicial, sua rentabilidade também é maior. Isso porque não está investindo todo o seu patrimônio em um único lugar. Investindo em fundos o lucro advém de vários imóveis.

A desvantagem é o risco de vacância e inadimplência dos ativos na carteira. Por isso a importância de realizar uma boa avaliação antes de investir em um fundo.

E você investe em Fundos de papel x fundos de tijolos?

 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...