HomeNotíciasEstratégias de fundos hedge

Estratégias de fundos hedge

Fornecemos em um artigo anterior (veja aqui) dedicado ao chamado buy-side uma introdução a uma categoria específica de fundos mútuos, ou seja, fundos chamados hedges. Neste artigo, continuaremos no mesmo tema, com uma análise aprofundada das estratégias de fundos hedge empregadas. 

Já esclarecemos que não é possível definir com precisão o que é um fundo hedge e quais fundos se enquadram nessa categoria. Mas se há um critério que funciona mais que outros é justamente o das estratégias de investimento utilizadas. 

Toda a indústria tradicional de fundos mútuos é caracterizada por uma configuração “long-only” de carteiras de títulos. A atividade desses fundos é apenas e apenas para “comprar” e, portanto, os clientes são informados de que o que está nas carteiras deve crescer no preço. 

Os fundos de hedge caracterizam-se como “alternativos”, e são alternativos antes de tudo na estratégia de gestão: antes de tudo no sentido de que as oportunidades que esses fundos identificam nos mercados estão tanto no lado “longo” quanto no lado “curto” . 

Essas estratégias de fundos hedge, em poucas palavras, montam suas carteiras de investimento partindo da consideração de que nos mercados haverá títulos cujos preços estão destinados a aumentar. Além disso, outros títulos que estão muito caros hoje, ou supervalorizados, que no futuro verão seus preços caem. 

Abaixo, oferecemos informações detalhadas para algumas das estratégias de fundos hedge. 

Estratégias de fundos hedge: longo/curto 

Essa estratégia foca na divergência entre os preços de dois títulos, ou duas categorias de títulos, semelhantes entre si. Ações, mas de setores diferentes, ou títulos de diferentes emissores.

Alguns fundos hedge assumem posições (usando sofisticados modelos de computador) especulando que alguns preços subirão mais rápido do que outros. Por exemplo, um fundo hedge pode comprar (tomar uma posição comprada) um título esperando que seu preço suba. 

Ao mesmo tempo, o fundo emprestará (tomando uma posição curta) em outro título e o venderá, prometendo devolver o título emprestado no futuro. Geralmente, os preços dos títulos tendem a subir e descer juntos.

Assim, se os preços subirem como esperado, o fundo hedge ganhará com o título que comprou enquanto perde dinheiro com o título emprestado. 

O fundo hedge terá lucro se o ganho do título que comprou for maior do que a perda do título emprestado. Se, contrariamente às expectativas, os preços dos títulos caírem, o fundo de hedge obterá lucro se os ganhos do título emprestado forem maiores do que as perdas do título comprado. 

Por isso, as estratégias de fundos hedge que apostam no desempenho das maiores classes de ativos financeiros, como títulos do governo, ou ações emergentes, ou ainda, por exemplo, as moedas de uma determinada área econômica. 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...