HomeNotíciasEstratégia de rebalanceamento para sua carteira

Estratégia de rebalanceamento para sua carteira

A alocação de ativos de uma carteira reflete os objetivos e o apetite de risco de um investidor: ao longo do tempo, uma carteira pode assumir exposições que são inconsistentes com o risco e retorno alvo do investidor, ou oportunidades de mercado podem ser criadas para serem aproveitadas: esses aspectos podem ser controlados com uma estratégia de rebalanceamento precisa e definida, que pode orientar o comportamento do investidor ao longo do tempo.

Com este artigo, queremos analisar os benefícios do rebalanceamento, analisar o impacto de diferentes frequências de rebalanceamento e destacar estratégias para minimizar os custos de rebalanceamento.

Dito isto, é bom especificar imediatamente como podem existir diferentes estratégias de rebalanceamento, mas agora está comprovado por numerosos estudos que não ter uma estratégia de rebalanceamento é sempre pior do que ter uma, independentemente de “qual”.

O mito do buy & hold, embora certamente mais eficaz do que qualquer outra estratégia testada até agora, colide com os limites emocionais do investidor que não suporta a turbulência dos mercados: o reequilíbrio torna-se, portanto, um aliado precioso para realizar um projeto de investimento em jeito eficiente.

De um modo geral, a abordagem de rebalanceamento de portfólio pode seguir duas diretrizes: por um lado, gerenciar o risco e, por outro, maximizar o retorno. No entanto, veremos que, como risco e retorno são duas faces da mesma moeda, o rebalanceamento sistemático da carteira melhora sua eficiência, pois aumenta o retorno gerado pelo risco assumido.

Gerenciamento de riscos – estratégia de rebalanceamento

Quando os investidores constroem uma alocação de ativos, eles escolhem uma combinação de ativos que produzirá retornos suficientes para atingir seus objetivos com um nível de risco que podem tolerar. 

Com o tempo, essa alocação inicial começará a se afastar da construção e lógica iniciais. A estratégia de rebalanceamento desempenha um papel importante para garantir que a carteira retenha o risco adequado e tolerável com seu perfil de investidor. Vender um ativo de desempenho e comprar um ativo de menor rendimento pode parecer contra-intuitivo, mas o objetivo dessa forma de reequilíbrio é gerenciar o risco em vez de maximizar o retorno.

Diante do exposto, os investidores podem se beneficiar muito do reequilíbrio sistemático, sem, no entanto, encontrar uma estratégia de reequilíbrio ideal de forma sistemática: ou seja, ter uma estratégia de reequilíbrio, baseada em regras estritas, adaptada às suas necessidades específicas, é sempre melhor do que não ter nenhuma.

 Nenhuma estratégia de rebalanceamento específica é ideal para todos os investidores: em geral, um rebalanceamento mais frequente limitará o risco de uma carteira e a trará de volta a um nível adequado ao objetivo de investimento. 

Mas potencialmente tem um custo mais alto em termos de taxas e, portanto, em termos de rendimentos mais baixos, bem como uma carga fiscal mais pesada. 

Latest articles

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...

Drogarias Pague Menos

Com mais de 1000 farmácias em todo o país, Drogarias Pague Menos é uma...

Leia mais

Quando a Uber chegou no brasil?

Quando a Uber chegou no brasil? Em 2023 é impossível pensar num mundo sem...

Qual foi o primeiro nome da Amazon?

Qual foi o primeiro nome da Amazon? Cadabra foi o nome da Amazon antes...

Ponto Frio Site – Seguro e confiável?

O Ponto Frio Site é confiável sim para compras, o varejista está no mesmo...