Símbolo da ganância dos acionistas ou apenas compensação dos riscos assumidos pelos investidores? Os dividendos continuam a ser debatido. Mas o que é isso exatamente? Como funciona? Quando são pagos? Como declará-los às autoridades fiscais? Quanto são tributados? Como apostar em empresas do mercado de ações que pagam? Veja todas as nossas explicações.
Definição de dividendos
O dividendo corresponde à parte dos lucros devolvida aos acionistas. O pagamento de dividendos não é automático nem fixo. De fato, uma empresa pode escolher se quer ou não pagar dividendos. O pagamento do dividendo e seu valor são votados pelos acionistas durante a assembleia geral.
O dividendo: um elemento essencial do retorno de uma ação
Um investimento no mercado de ações permite ganhar dinheiro de duas maneiras diferentes: embolsando um ganho de capital na revenda de seus títulos (você revende a ação mais cara do que comprou) e/ou embolsando regularmente dividendos.
Note-se que o dividend yield varia a cada alteração do preço da ação, materializa-se quando o investidor adquire as suas ações em bolsa e aguarda as datas de pagamento dos dividendos (muitas vezes entre maio e junho, com base num único pagamento anual de empresas francesas).
Para calcular com precisão o rendimento de um dividendo, o acionista deve dividir o valor do dividendo (que pode variar ao longo do tempo) pelo seu PCU (Preço de Custo Unitário, correspondente ao preço de compra de suas ações mais suas taxas de transação). Obtém assim a sua taxa de rendimento bruta, à qual terá também de integrar a sua tributação para obter a sua taxa de rendimento líquida.
Assim, se uma ação cotar R$ 80 na bolsa de valores e pagar R$ 6 em dividendos por ano, o dividend yield bruto da ação é de 7,5% porque (6/80) X 100 = 7,5%. O dividendo pode ser pago aos acionistas de várias formas
O dividendo em dinheiro
O dividendo geralmente é pago em dinheiro. O acionista vê então aparecer na conta de caixa de sua conta de títulos aberto junto a um banco ou corretora de valores, uma soma correspondente ao valor do dividendo ( multiplicado pelo número de ações que detém.
O dividendo das ações
Algumas empresas oferecem o pagamento do dividendo na forma de pagamento em novas ações.
Reinvestimento
Ao optar pelo programa de reinvestimento de dividendos, o acionista, ao invés de receber seus dividendos, reinvestirá automaticamente o valor em novas ações. Assim os lucros colhem lucros. É neste método de investimento que se baseia a magia dos juros capitalizados.
Compre ações para receber dividendos
Primeiro, para esperar receber dividendos, é preciso investir no mercado de ações e, mais especificamente, comprar ações . Seja através de um PEA , através de uma conta de valores mobiliários ou na forma puramente registrada, a detenção de ações é um pré-requisito essencial.
Mas você também pode receber dividendos por ter investido no mercado de ações através da aquisição de um ETF que distribui dividendos, por exemplo.